Translate

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

*"The National Torch Relay in Porto Alegre City - Brazil (1938-1947): An Appropriation Of The Olympic Torch Relay", foi publicado por Luis Henrique Rolim, professor da PUCRS e primeiro aluno do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO), na Journal of Olympic History. Esse é um dos principais periódicos do tema e publicação oficial da International Society of Olympic Historians, a Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos (ISOH), no qual participam pesquisadores de renome internacional no campo da História Olímpico. O texto trata da "Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria" (CFS), uma prática cultural que marcava o início das comemorações da Semana da Pátria em Porto Alegre no final da década de 1930. A partir de 1938, a CFS foi editada anualmente pela Liga de Defesa Nacional (LDN) com o apoio de dirigentes esportivos porto-alegrenses. Esses dirigentes esportivos idealizaram a CFS em Porto Alegre após assistirem a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. "Estes fatos históricos sugerem que a CFS pode ter sido um dos primeiros megaeventos com características olímpicas realizado no Brasil, tal como aconteceu com os Jogos Olímpicos Latino-Americanos de 1922, realizados no Rio de Janeiro por solicitação do Comitê Olímpico Internacional", explica o professor da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (Fefid), Nelson Todt.
Rolim teve também seu nome indicado por unanimidade pelos representantes da Academia Olímpica Brasileira, para representar nosso país no Seminário de Pós-Graduação em Estudos Olímpicos que acontecerá em julho de 2009 na sede da Academia Olímpica Internacional em Olímpia, Grécia.
Nesse mesmo evento a PUCRS já esteve representada pelos professores Todt e Roberto Mesquita, ambos da (Fefid). Este evento é considerado um dos mais importantes na formação de recursos humanos no campo dos Estudos Olímpicos, e, no Brasil, foram selecionados apenas dois pesquisadores. O trabalho de Rolim foi destaque da capa da mesma publicação e pode ser conferido em www.isoh.org/pages/index.html.
*Durante omês de fevereiro, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) oferece promoções
para estimular visitas da comunidade e dos colaboradores da universidade. Parao público externo, será oferecido desconto de 25% no ingresso geral, unificandoem R$ 9,00 aentrada para conhecer os mais de 600 experimentos interativos da exposição.Funcionários da Universidade, do Hospital São Lucas, do Colégio Champagnat e daGráfica Epecê terão isenção total de pagamento, com direito a trêsacompanhantes.
A Direção do MCT informa que entre os dias 21 e 24 de fevereiro aexposição estará fechada. O MCT funciona de terças a domingos, das 9h às 17h. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3521 O Museu
A área de exposições do MCT está distribuída em trêspavimentos e dois mezaninos, destinados exclusivamente para exibir atraçõespara todas as idades e interesses. No local, praticamente todas as instalaçõespermitem a interação do visitante com os experimentos, facilitando e tornandolúdico o aprendizado.
Ao final do passeio, é possível levar para casa umpouco do mundo de descobertas. Na loja do Museu estão disponíveis réplicas dedinossauros, esqueletos de animais pré-históricos para montar, livros,vestuário e outros produtos com a marca do MCT. Mostras temporárias
Até 28 de fevereiro o Museu de Ciências e Tecnologia abriga duas atraçõestemporárias: a Casa Genial e a Mostra Ipês. Criada em parceria com a Eletrobrás, a Casa Genial é uma residênciacompleta, com dormitório, sala de estar, cozinha, escritório, lavanderia e banheiro. A instalação busca incentivar os visitantes a utilizarem a energia elétrica deforma racional, comparando o consumo de eletrodomésticos com alto consumoenergético com outros de gasto contido. A Mostra Ipês retrata a exuberância do florescimento do Ipê(Tabebuia sp.), com fotos e sementes de diversas variedades desta árvorecaracterística de Porto Alegre.
*A Faculdade de Medicina da PUCRS(Famed), promove o Curso de Especialização em Sexologia Clínica,numa iniciativa pioneira no sul do Brasil. O tema sexualidade atinge relevânciana atualidade, tanto no âmbito de Saúde Pública, com os alarmantes números decasos de doenças sexualmente transmissíveis e de gestações precoces, assim comoà adoção de medidas profiláticas, curativas e educacionais nessa área. Medidasque visam à melhoria da saúde sexual e da qualidade de vida. A partir disso, ocurso objetiva fornecer subsídios teóricos e práticos para capacitar médicos epsicólogos, público-alvo, na atuação de sexologia.
O curso contará com professores dasFaculdades de Psicologia, Medicina, História, Filosofia e Publicidade ePropaganda, com o intuito de explorar os diversos aspectos da sexualidadehumana, priorizando uma interdisciplinaridade. As aulas são mensais, nassextas-feiras à tarde e pela noite e nos sábados, nos turnos manhã e tarde. O curso tem início no dia 20 de março.
Informações na Faculdade deMedicina, pelo telefone 3320-2750 ou e-mail pediatria-pg@pucrs.br. As inscriçõesvão até o dia 12 de março e podem ser feitas no site www.pucrs.br/famed/pos. A relação completa das especializações daPUCRS pode ser conferida no site
wwEngenharia (Feng),está com inscrições abertas para o Curso de Especialização w.pucrs.br/pos/especializacao
.
*A Faculdade de em Microeletrônica:projeto de circuitos integrados para o processamento de sinais. O curso contarácom as seguintes áreas de conhecimento: "Microeletrônica"; "Projetode Circuitos Integrados Complexos"; "Processo de Fabricaçãode Circuitos Integrados MOS"; "Algoritmos de Processamento deSinais" e "Software para sistemas em chip (SoC) ". Aespecialização tem início em abril, com aulas de terças-feiras àsquintas-feiras, no turno da noite.
Informações na Faculdade deEngenharia, pelo telefone 3320 ¿ 4094 ou e-mail engenharia.especializacao@pucrs.br As inscrições podem ser feitas no site,/i>href=http://www.pucrs.br/uni/poa/feng/pos target=_blank>www.pucrs.br/uni/poa/feng/pos
A relação completa dasespecializações da PUCRS pode ser conferida no site target=_blank>www.pucrs.br/pos/especializacao.

Nenhum comentário: