Translate

terça-feira, fevereiro 17, 2009

*A PUCRS está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Complementar, uma forma alternativa de ingresso nos cursos de graduação da Universidade. O procedimento pode ser realizado até 25 de fevereiro por meio do site www.pucrs.br/vestibular ou na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681); nos Campi Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão) e Uruguaiana (BR 472, Km 7 - Uruguaiana).
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e o último prazo para pagamento é 26 de fevereiro. Quem realizou o Vestibular de Verão 2009 e não foi aprovado, por exemplo, e gostaria de tentar novamente, recebe isenção no pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo Complementar.
A prova única de Redação será realizada no dia 4 de março, das 20h às 22h, nos Campi Central e Uruguaiana. A lista de cursos com vagas abertas pode ser conferida também no
site www.pucrs.br/vestibular. Informações pelo Disque-Vestibular, telefone (51) 3320-3557, ou no Núcleo de Ingresso, no (51) 3320-3500, ramal 4483.
*O Instituto de Cultura Musical da PUCRS (ICM) está com vagas abertas para todas as vozes e não é necessária experiência anterior em canto. Basta comparecer, entre os dias 2 e 6 de março, das 15h às 20h, no Salão de Atos da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre) para realizar os testes para seleção, sem inscrição prévia.
O ICM desenvolve intensa programação cultural com realização de oratórios, óperas, concertos, entre outras atividades. Para conhecer as atividades do ICM, acesse www.pucrs.br/icm/. Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3582 ou pelo e-mail
cultura-musical@pucrs.br
.
*O Instituto de Cultura Japonesa ¿ ICJ, da PUCRS, oferece cursos para o primeiro semestre de 2009.
Aikido.
Bonsai I-A, I-B e II. A palavra Bonsai, em japonês, significa árvore plantada em bandeja. São árvores miniaturas, resultantes da arte de treinar e podar plantas ornamentais. Cultivando o aspecto artístico, o bonsai não se restringe apenas ao cuidado da planta, mas mantém a sensibilidade de ser um espelho da natureza em vaso.
Cerâmica.
Culinária Japonesa Básico I-A, I-B e II.
Igo A, B e C. Xadrez japonês.
Ikebana.
É a ate japonesa de arranjo floral. Uma das artes mais tradicionais desenvolveu-se com linguagem simbólica e conceitos decorativos. A dimensão de tempo é parte integral, assim como a relação entre os materiais, o estilo do arranjo e o local são vitais. Também chamada de kado, ou ¿caminho das flores¿, é buscada como forma de meditação e possui uma profunda ressonância espiritual.
Karate Shotokan.
Kendo Básico/Avançado.
O Kendo atualmente baseia-se na clássica arte japonesa de manejo da espada. A prática, porém, não é considerada apenas uma luta ou esporte. Para muitos, é uma forma de disciplina espiritual e de formação do caráter da pessoa, com dignidade e respeito à vida.
Kirigami I-A, I-B e II. Arte da dobradura e recortes em papel.
Língua Japonesa I, II, III e V.
Mangá e Cultura Japonesa I-A. Desenhos com histórias em quadrinhos.
Origami A e B.
Origami significa dobrar (ori) papel (kami). O origami pode ser usado como oferenda, marcação de lugares sagrados, decoração das casas em ocasiões festivas, embalagens, decoração de presentes, recreação, brinquedos e utensílios diversos. Ele expressa uma atitude perante a vida, uma forma de elevar mentes e corações.

Shorinji Kempo. Defesa pessoal japonesa.
As inscrições estão abertas a partir do dia 19 de fevereiro. Informações no Instituto de Cultura Japonesa, pelo site www.pucrs.br/icj, e-mail cultura-japonesa@pucrs.br, ou pelo telefone (51) 3320-3583.

Nenhum comentário: