Translate

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

*A Fundação Irmão José Otão (Fijo), oferece duas Especializações voltadas para o desenvolvimento social e a sustentabilidade: "Curso de Especialização em Gestão da Responsabilidade Social" e "Curso de Especialização em Gestão do Terceiro Setor".
A especialização em Gestão da Responsabilidade Social, objetiva qualificar profissionais no âmbito das organizações de primeiro, segundo e terceiro setores, com ética e espírito crítico/reflexivo. Entre as disciplinas do curso, serão estudadas "Conjuntura sócio-econômica e realidade social", "Elaboração de Projetos Sociais", "Fundamentos da Gestão da Responsabilidade Social", "Gestão de Pessoas" e "Gestão Sustentável". O curso tem início em abril e as aulas são quinzenais, nas quintas e sextas-feiras no turno da noite e no sábado, pela manhã. O Curso de Especialização em Gestão no Terceiro Setor pretende capacitar profissionais para a gestão de organizações do Terceiro Setor com ética e espírito crítico/reflexivo. Assim como o primeiro, propõe analisar a conformação dessas organizações de acordo com suas determinações econômicas, políticas, sociais e culturais, além de refletir as possibilidades e limites de tais práticas no contexto da sociedade atual. "Comunicação e marketing social", "Empreendedorismo e Inovação Social", "Elaboração de Projetos Sociais", "Esfera Pública e Sociedade Civil" e "Gestão no Terceiro Setor", serão algumas das disciplinas estudadas. O curso tem início em abril e as aulas são quinzenais, nas terças, quartas e quintas-feiras no período da noite.
Ambos os cursos recebem inscrições na sede da Fundação, na secretaria do Prédio 2, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre). Informações adicionais pelos telefones (51) 3205-3107 ou 3205-3100 e no site www.fijo.org.br.
*Neste ano de 2009 se comemoram os 200 anos do nascimento de Darwin em 12 de fevereiro de 1809 e também os 150 anos da publicação do livro "A Origem das Espécies por meio da seleção natural". A obra, que revolucionou a ciência em relação ao surgimento e a evolução dos seres vivos, começou a ser concebida durante a viagem do navio Beagle em que o jovem Darwin, então com 22 anos, esteve presente como naturalista, disposto a explorar as localidades visitadas e coletar o maior número possível de espécimes.
O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, a partir de 24 de março, mostrará aos visitantes a exposição (R) Evolução de Darwin. Nela se conhecerá as etapas e repercussões da viagem do Beagle, em três andares de emoção, conhecimento e diversão. A exposição estará dividida em "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". Até o final do mês de fevereiro estará pronta a réplica do Beagle que poderá ser vista logo no começo da "viagem" - na proporção de 1:3 com 9 metros de comprimento e 9 metros de altura, com as velas. A réplica do navio estará posicionado no andar térreo do MCT. O visitante verá o aparelho que simula as condições em que se formaram as primeiras moléculas precursoras da matéria orgânica necessária ao aparecimento da vida na Terra, há cerca de 4 bilhões de anos reprodução do experimento de Oparin Miller; a árvore filogenética da vida; o que Darwin viu no Brasil, quando conheceu matas baianas e fluminenses à procura de plantas, insetos e animais e que o auxiliaram a criar a sua teoria, suas descobertas em outros locais, como as ilhas Galápagos, e saberão um pouco ainda sobre sua família, trabalho e outras obras. O MCT está reconstruindo também o escritório de Darwin nos arredores de Londres, local em que o cientista estudou e elaborou suas teorias. Nesse ambiente o visitante poderá ser fotografado junto a uma réplica perfeita do cientista. A exposição ficará no MCT até 30 de dezembro.
A Biblioteca Central Irmão José Otão organizará um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também estará exposto material histórico e diferentes edições do livro ¿A origem das espécies¿ para consulta.Curiosidades
Ao aportar no Brasil, em 1831, a bordo do HMS Beagle, Darwin escreveu: "É uma visão das mil e uma noites, com a diferença de que é tudo de verdade". A exposição mostrará também como eram os primeiros seres vivos da terra, como surgiram e como a biodiversidade atual surgiu a partir destes pequeníssimos seres.Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"
Local: Teatro da PUCRS ou auditório do Prédio 50 da PUCRS
Período: 18 de março a 27 de outubro
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Prof.ª Dr. Christiane Nüsslein-Volhard (Univ. Tübingen, Alemanha - Prêmio Nobel de Medicina) ¿ "A evolução e seu impacto no pensamento científico" ¿ 18 de março ¿ Teatro (prédio 40)
Prof.ª Dr. Ana Carolina Regner (Unisinos) ¿ "A origem das espécies" ¿ 28 de abril ¿ Auditório Prédio 50
Prof. Dr. Eduardo Cruz (PUC-SP) ¿ "Evolucionismo e criacionismo" ¿ 26 de maio ¿ Auditório Prédio 50
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) ¿ "A atualidade da discussão sobre eugenia" ¿ 25 de agosto ¿ Auditório Prédio 50
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) ¿ "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" ¿ 29 de setembro ¿ Auditório Prédio 5
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) ¿ "Biodiversidade e evolução" ¿ 27 de outubro ¿ Auditório Prédio 5 Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Jefferson Braga da Silva (PUCRS) ¿ "A evolução da mão" ¿ 6 de maio
Jaderson Costa da Costa (PUCRS) ¿ "A evolução do cérebro" ¿ 3 de junho
Iván Izquierdo (PUCRS) ¿ "A evolução da memória" ¿ 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Walter Filgueira de Azevedo Jr. (PUCRS) ¿ "Evolução molecular e suas implicações na Astrobiologia" ¿ 15 de abril
Francisco M. Salzano (UFRGS) ¿ "Perspectivas em medicina genômica e darwiniana" ¿ 20 de maio
Eduardo Eizirik (PUCRS) ¿ "Especiação e hibridização" ¿ 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) ¿ "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" ¿ 23 de setembro
*Promover lições de cidadania, estimular o espírito solidário e sensibilizar a comunidade para ações sociais são alguns dos objetivos das atividades que estão sendo propostas para o reinício das aulas. O Processo de conscientização, mais efetiva, começou em 2007, quando a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da PUCRS (Prac), por meio de sua assessoria, realizou visitas aos diretores das Faculdades para, com os estudantes dos segundos níveis, presidentes dos Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos, sugerirem maneiras de reinventar o trote, tornando-o mais humano e solidário.
A partir dessas reuniões, nesta edição, a ideia é de que, veteranos e calouros, além de doarem material escolar, alimentos, roupas, fraldas descartáveis, produtos de higiene e brinquedos, participem da montagem de kits e da entrega do material arrecadado.
Muitos cursos aderiram à proposta, e estão se preparando, também, para a coleta medicamentos vencidos, para evitar a contaminação do meio ambiente e intoxicações domésticas. Algumas ações já ultrapassaram os portões da Universidade, com a realização de atividades recreativas em bairros carentes da capital.
A Universidade recebe sugestões de calouros, veteranos e diplomados, para promoverem trotes solidários. O envio pode ser feito até o dia 13 de março para a Assessoria da Prac, pelo e-mail
selma@pucrs.br
. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3708.

Nenhum comentário: