segunda-feira, março 09, 2009

*A Faculdade de Medicina da PUCRS (Famed) promove o "Curso Introdutório ao SPSS para Profissionais da Área da Saúde". A atividade busca introduzir o aluno ou usuário iniciante ao manejo e utilização de técnicas estatísticas básicas do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), um dos melhores programas de computador do mundo para análise de dados de pesquisas. As inscrições podem ser realizadas até 20 de março, ou enquanto houver vagas. "O SPSS permite, por exemplo, comparar se um tratamento é melhor do que outro para determinada doença, usando para isso métodos estatísticos", explica o coordenador da atividade e professor da Famed, Mario Wagner.
As aulas ocorrerão entre 20 e 27 de março, às sextas-feiras pela manhã e tarde, e são voltadas a alunos de graduação, pós-graduação e comunidade em geral. Os encontros serão realizados no Laboratório de Administração, Contabilidade e Economia, sala 912 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
*Começa nesta segunda-feira, 9 de março, mais uma edição da Campanha "Volta às aulas e Páscoa Solidária" da PUCRS. Doações de materiais escolares, chocolates e guloseimas serão recebidas, até o dia 8 de abril, no Centro de Pastoral e Solidariedade, sala 101 do prédio 17, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações no telefone (51) 3320-3576.
*Entre os dias 14 e 28 de março, a Faculdade de Matemática da PUCRS (Famat) realiza o curso de "Nivelamento em matemática". A atividade é direcionada a alunos de graduação, profissionais e estudantes na área de farmácia. O objetivo é reduzir as dificuldades dos alunos em equações e funções de 1º e 2º graus, operações com frações e sistemas de unidades. As aulas serão ministradas pela licenciada em matemática Thaísa Müller e os encontros ocorrerão sempre aos sábados, das 8h às 11h30min.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Alunos, diplomados, professores e funcionários da PUCRS pagam 20 reais, e demais interessados 25 reais. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
*O professor da Universidade de Tübingen, Michael Heidelberger, ministra palestra na PUCRS nesta quarta-feira, 11 de março. Ele falará do tema "Historical Explanation in Max Weber". A entrada é franca e a atividade ocorrerá às 18h, no auditório térreo do prédio 5, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. A palestra será em alemão, sem tradução simultânea.
*Uma verdadeira operação logística organizada na manhã desta segunda-feira mobilizou pelo menos 15 homens para deslocar, desde a oficina até a área de exposições do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT), a réplica do HMS Beagle, barco em que o naturalista inglês Charles Darwin navegou, entre 1831 e 1836, para coletar espécimes de plantas, insetos e animais que o ajudaram a formular a Teoria da Evolução.
Quando alcançou o estacionamento ao lado do prédio 50, da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, a embarcação pôde ser avistada por alunos, funcionários da Universidade e pessoas que passavam pelo Campus, despertando atenção, comentários e perguntas. Eram 11h45min quando a travessia, guiada pelo reboque de uma Kombi, chegou ao ponto de maior fluxo de pedestres, ao lado Biblioteca Central. A coincidência com o final do período matinal de aulas aumentou o número de espectadores em torno da novidade.
Apesar da ameaça constante de chuva - o que cancelaria o transporte devido à possibilidade de prejuízo ao material de confecção do barco - a "navegação" foi tranquila, chegando à porta do MCT às 12h. Agora, tem início a montagem dos mastros, canhões e velas. Para ver o resultado final, é preciso aguardar pelo início da exposição (R)evolução de Darwin, com abertura ao público a partir de 24 de março.
Saiba mais sobre os eventos organizados pela PUCRS alusivos aos 200 anos de nascimento de Charles Darwin e aos 150 anos da publicação do livro "A Origem das Espécies" no site www.pucrs.br/mct/evolucao.

Nenhum comentário: