sexta-feira, março 13, 2009

*Profissionais da rede de hotéis e restaurantes da Capital poderão participar na quinta-feira, 19, do programa "Dicas Turísticas de Porto Alegre para a Hotelaria e Gastronomia". O primeiro encontro do ano acontecerá no auditório do Centro de Qualificação Empresarial do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPoa), na Rua Barros Cassal, nº 180, conj. 801. Haverá duas turmas, uma no turno da manhã, das 7h45 às 12h, e a outra à tarde, das 13h45 às 18h. Inscrições e informações pelo fone 3225-3300. A iniciativa visa a capacitar os profissionais do setor sobre os atrativos, serviços e alternativas de lazer na cidade, ampliando e atualizando as informações para que possam prestar informações qualificadas ao público, em especial aos turistas. Na programação está incluída palestra com a equipe técnica do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e, após, passeio técnico no city tour Linha Turismo. Em caso de chuva, o passeio ocorrerá em outro atrativo, como o Museu de Tecnologia da PUCRS ou o Museu Iberê Camargo.Este será o primeiro encontro do programa neste ano. Iniciado em 2007, em uma parceria entre a SMTUR e o SindPoa, já capacitou mais de 390 profissionais que atuam no contato direto com o público, além de guardas municipais e taxistas.As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelas empresas do setor diretamente no SindPoa até terça-feira, 17, com Cristiana, através do telefone 3225-3300 ou pelo e-mail projetos@sindpoa.org.br
*A contratação emergencial de professores para a Rede Municipal de Ensino (RME) estará finalizada até o dia 20 de março. Serão chamados 159 profissionais, que garantirão o ensino enquanto os concursados não podem ser efetivados. O chamamento foi iniciado a partir da constatação da carência de educadores em sala de aula. Foi realizado concurso em janeiro deste ano, mas a efetivação dos aprovados só poderá ocorrer em meados de 2009.
"Não podemos deixar nossos alunos sem aula por meio ano, por isso estamos agindo de maneira emergencial", esclarece a secretária de Educação, Cleci Jurach. As contrações podem se estender a até 120 dias. Após esse período, serão encerradas automaticamente. O prazo é suficiente para a finalização do processo de homologação dos nomes aprovados no concurso. Os contratos temporários serão encerrados a medida em que os concursados forem efetivados.
Uma solicitação de proibição da contratação foi solicitada ao Ministério Público, que não aceitou o pedido. O tema foi debatido em reunião no gabinete da Smed no início de março, com a Associação de Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), que trouxe sua preocupação com os contratos temporários e teve suas dúvidas esclarecidas pela secretária.
*A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) promove na próxima segunda-feira, 17, nova edição do curso de educação ambiental voltado para os devedores ambientais que entraram em acordo com a secretaria. O acordo estabelece o pagamento de 10% do valor total da multa, somado à compensação dos danos ambientais causados e, como última etapa de cumprimento do termo de compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental, a participação no curso.
A aula é organizada pela bióloga Jaqueline Maciel, coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Smam, juntamente com a equipe do setor. “Nosso objetivo é sensibilizar essas pessoas quanto à questão do meio ambiente e também informar quanto à sistemática da Smam e legislação”, explica Jaqueline.
*Está publicada na edição de hoje do Diário Oficial de Porto ALegre (Dopa) a lista de oficineiros selecionados para os projetos da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) para o ano de 2009 (veja a listagem completa no box abaixo). Os selecionados atuarão de abril a novembro, nas 17 regiões do Orçamento Participativo na Capital.
Segundo Lutti Pereira, Coordenador da Descentralização, a disputa está cada vez mais acirrada, e justifica com o registro de 270 inscritos para 60 vagas. Participaram da seleção pessoas físicas ou jurídicas - no Caso da Inclusão cultural - nas áreas de dança, vídeo, fotografia, música, literatura, artes plásticas, hip-hop, teatro, confecção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis, capoeira, comunicação comunitária-rádio, jornal, fanzine, terceira idade, acessibilidade e inclusão cultural.
No próximo dia 23 de março, às 10h, na Sala P.F.Gastal, do Centro Cultural Usina do Gasômetro será realizada a reunião dos oficineiros selecionados com a Coordenação do Projeto. Outras informações podem ser obtidas na Coordenação de Descentralização da Cultura pelo telefone 3289-8114 e 3289-8118 ou ainda pelo e-mail descentralização@smc.prefpoa.com.br
Os selecionados, por área de atuação:Artes Plásticas:Carine BetkerEdson Marcio QueirozJorge PintoHeloisa da Silva FrancoLia Letícia Ferreira LeiteLuisa Gabriela SantosNaia Medianeira Messerlian La BellaCapoeiraAdélia Kervalt Costa AttiAri Rodrigues FilhoEdson Cerqueira FriasEmerson Tadeu da Silva SantosMaíra Lopes de AraújoOnílio Rodrigues da Silva JúniorRoberto Costa de ÁvilaComunicação Clarissa Azevedo da SilveiraLetícia Guimarães AraújoRenata Poliseni MirandaDança Alexandre RittmannAline Karpinski Carlota Christina Macedo de AlbuquerqueDaniela Giffoni SoaresEva SchulLetícia ParanhosMarilice Bastos GuimarãesRoberta Savian da RosaThais Regina Villanova PetzholdHip HopEdson Renato G. FerrazFernando Walter Faleiro Flávia Cristina Machado da SilveiraLucas Stuczynski da SilvaLuiz Augusto AlencarInclusão CulturalAssociação Cultural Depósito de TeatroAssociação Cultural e Beneficente Ilê MulherAssociação Povo da RuaSociedade Afro-TchêSociedade OdomodêLiteraturaAndréa Terra LimaDeivis Vânio LopesDiego Castilhos PetrarcaMarcelo Simões NogueiraTelma SchererMúsicaAdriana Souza da Silveira Álvaro Francisco (Chiquinho)Dejeane Rodrigues ArrueeGrasiela MüllerJorge Maximiliano MartinsKleber Garcia DornelesMarcos Machado ChavesPedro Fernando Acosta da RosaSimone Conceição da SilvaTeatro Jaqueline PinzonMarcio Silveira dos SantosMariana Pinto Vieira VellinhoSandra Pimentel LoureiroFotografiaAbel Borba PereiraFernanda RechenbergMariane RotterPaula de Oliveira BiazusVídeo Ronaldo de M. RuduitVirginia Costa LimaOutrosJorge Luiz Vieira FoquesRenata Nascimento
*A comunidade passa a ter acesso gratuito às escavações arqueológicas na Igreja Nossa Senhora das Dores sempre na última terça-feira de cada mês, às 10h. A visita inaugural ao sítio arqueológico está sendo realizada na manhã de hoje, 13, por autoridades e imprensa. A pesquisa no local é de especial interesse para a cultura material de Porto Alegre, uma vez que a construção da igreja começou em 1807.
A empresa EPT, contratada pela prefeitura e Programa Monumenta para restaurar a Igreja das Dores, iniciou a escavação arqueológica em setembro do ano passado. O material até agora encontrado foi catalogado e limpo. A prospecção continua no quintal lateral da igreja.
A análise do material encontrado revelará hábitos dos portoalegrenses no século XIX. Até agora foram encontradas louças, moedas, frascos, objetos litúrgicos e do dia-a-dia. Foi descoberto que embaixo da escadaria ficava estacionado o carro fúnebre da igreja, que pertencia à Irmandade de São Francisco, utilizado à época.
Monumenta - O Monumenta é um Programa do Ministério da Cultura realizado em parceria com a prefeitura, com recursos provenientes de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que envolve 27 centros históricos tombados, em nível federal, em todo o território nacional. Começou a ser executado em Porto Alegre em fevereiro de 2001 e prevê a restauração de até 170 imóveis públicos e privados em uma área de 24,5 hectares no centro da cidade.
Do total de recursos investidos, 70% são repassados a fundo perdido pelo BID por intermédio do Ministério da Cultura. Os 30% restantes são aportados como contrapartida pelo município, estado ou iniciativa privada.
Atividades do Projeto Monumenta em andamento
Obras de restauração em prédios públicos e religiosos
1. Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Praça da Alfândega, s/n°;2. Memorial do Rio Grande do Sul, Rua Sete de Setembro, 1020;3. Pórtico Central do Cais do Porto, Avenida Mauá, s/n°;4. Palácio Piratini, Praça Marechal Deodoro, s/n°;5. Biblioteca Pública, Rua Riachuelo, 1190;6. Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, Rua dos Andradas, 959;7. Igreja Nossa Senhora das Dores, Rua dos Andradas, 630;8. Pinacoteca Ruben Berta, Rua Duque de Caxias, 973.
Obras de qualificação em espaços públicos
1. Praça da Alfândega, Avenida Sepúlveda e Cais Mauá;2. Rua General Câmara;3. Praça da Matriz.

Nenhum comentário: