segunda-feira, março 09, 2009


*Depois do êxito do projeto Dança de Domingo, o Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal da Cultura, abre um novo espaço para divulgar a produção na cidade. O projeto Quartas na Dança acontecerá uma vez por mês no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), às 20h, com entrada franca.
Com o objetivo de contemplar a diversidade da produção nos mais diversos estilos, como a dança contemporânea, o jazz, a dança de salão, a dança de rua, a dança flamenca, entre outras, o projeto terá na abertura, na próxima quarta-feira, o espetáculo Music of Joy . A montagem coloca em cena o mestre de dança e música indiana Sandeep Bodhanker.
A partir do dia 11 estarão sendo aceitas as inscrições para os grupos e companhias locais que desejarem integrar o projeto em 2009. Os interessados deverão encaminhar material do espetáculo como sinopse, ficha técnica e justificativa, acompanhados do currículo do grupo e imagens do trabalho em DVD.
A seleção dos trabalhos levará em consideração a qualidade artística da montagem, a trajetória do grupo, a adequação ao espaço e a garantia da diversidade de estilos e linguagens na programação. As montagens deverão ter no mínimo 40 minutos de duração. As inscrições poderão ser realizadas até dia 27 de março.
"É mais uma ação que busca colocar a produção de dança na vitrine e assim contribuir também para a formação de público na área", ressalta o diretor do Centro de Dança, Airton Tomazzoni.
Informações: 3289-8065 . E-mail: centrodedanca@smc.prefpoa.com.br

*A Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro - 3º andar) segue exibindo nesta semana o filme Olho de Boi, de Hermano Penna. Vencedor do Kikito de melhor ator para Gustavo Machado e melhor roteiro (assinado por Marcos Cesana) no Festival de Gramado em 2007, o filme teve uma breve passagem nos cinemas de Porto Alegre no final de 2008.
Olho de Boi transpõe a tradição da tragédia grega para o sertão do Brasil. Ao mesmo tempo em que faz uma livre adaptação da tragédia Édipo Rei, de Sófocles, o filme também explora o território geográfico e literário onde habitam os personagens de Guimarães Rosa. O filme marca a primeira experiência de Hermano Penna na direção de um roteiro que não foi escrito por ele. A trama acompanha o drama de Modesto (Genézio de Barros) e seu protegido Cirineu (Gustavo Machado), dois peões de fazenda que se embrenham no sertão em busca de vingança. Modesto sofre com a suspeita trazida pela revelação que Cirineu faz: sua mulher Evangelina (Angelina Muniz) o está traindo com seu próprio irmão. Olho de Boi está em cartaz nas sessões das 15h e 19h.
Já na sessão das 17h, o público pode ver o filme mais conhecido de Penna, Sargento Getúlio. Na estréia em longa-metragem, Hermano Penna tomou como base o romance de João Ubaldo Ribeiro. Premiado nos festivais de Gramado e Locarno, na Suíça, o filme é ambientado na década de 1940 e promove uma reflexão sobre o poder político e as relações entre opressor e oprimido. Na companhia do motorista Amaro, o sargento Getúlio (Lima Duarte) deve transportar um preso político do interior da Bahia até Aracaju, em Sergipe. Durante a viagem, a situação política se altera e o sargento recebe ordens de libertar o preso. Inconformado com a situação, passa a ver no cumprimento da missão a única razão de sua existência. Olho de Boi. Brasil, 2007. Direção de Hermano Penna. Com Gustavo Machado, Genézio de Barros e Angelina Muniz. Colorido. Duração: 72 minutos.Sargento Getúlio. Brasil, 1983. Duração: 85 minutos. Direção de Hermano Penna. Com Lima Duarte, Fernando Bezerra, Orlando Vieira e Flávio Porto.
SALA P.F.GASTAL

Terça-feira, 10 de março15h – Olho de Boi17h – Sargento Getúlio19h – Olho de BoiQuarta-feira, 11 de março15h – Olho de Boi17h – Sargento Getúlio19h – Olho de BoiQuinta-feira, 12 de março15h – Olho de Boi17h – Sargento Getúlio19h – Olho de BoiA partir de sexta-feira, 13 de março, a Sala P. F. Gastal recebe a programação do 5º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, que será divulgada no início da próxima semana, mas Olho de Boi permanece em uma sessão.

Nenhum comentário: