quinta-feira, março 12, 2009

*Uma nova etapa de revitalização da Praça XV será iniciada hoje, 12, com a assinatura, pelo prefeito José Fogaça, do Termo de Aditamento do Contrato de Permissão de Uso que formaliza a nova parceria entre o município e os atuais permissionários do Chalé da Praça XV. A solenidade ocorrerá às 18h no Chalé, com a presença do empresário Edemir Simonetti, do grupo Variettá, que administra o estabelecimento desde 2002.
O Termo de Aditamento, processo que teve a participação de 11 secretarias municipais e foi aprovado na Câmara Municipal, permitirá a restauração do patrimônio tombado e a completa modernização das instalações do conjunto, qualificando os espaços e os equipamentos e aumentando em 50% a capacidade de atendimento do Chalé. Será construído um novo salão com cafeteria, além da criação de deques externos e da liberação do terraço e segundo piso para uso exclusivo de mesas. O projeto prevê especial integração entre o Chalé e a Praça XV, incentivando o uso cotidiano pela população e turistas, com melhorias nas condições de manutenção e segurança, especialmente à noite.
Revitalização - A parceria integra as ações do programa estratégico Viva o Centro, coordenado pela Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), responsável pela revitalização urbana do Centro Histórico da Capital. Um forte impulso neste sentido ocorreu com a recente transferência do comércio informal para o Centro Popular de Compras, o Camelódromo, o que deu início ao processo de recuperação do conjunto constituído pela Praça XV, Largo Glênio Peres e entorno. Em fase de licitação, as obras para o espaço prevêem melhorias na pavimentação, iluminação, mobiliário urbano e paisagismo, incluindo as ruas Marechal Floriano e José Montaury, com investimento de R$ 1,8 milhão.
Chalé O Chalé da Praça 15 é um dos espaços de convívio mais tradicionais de Porto Alegre. Inaugurado em 1884 e reconstruído em sua versão atual em 1911, constitui-se, desde então, em um dos locais de encontro preferidos pela população e turistas. Em sua história, o local passou por diversos processos de reformas e atualizações e também por um longo período de decadência, que culminou com a interrupção de suas atividades na década de 90. Reaberto no ano 2000, após parceria com o Senac, desde 2002 é administrado pelo grupo Variettá.

Nenhum comentário: