terça-feira, março 10, 2009

*A PUCRS é a instituição de ensino superior privada mais lembrada pelos gaúchos, segundo o levantamento "Marcas de quem Decide", realizado anualmente pelo Jornal do Comércio e pela QualiData Pesquisa e Conhecimento Estratégico. A pesquisa, que está em 11º edição, relaciona os níveis de lembrança e de preferência de 100 setores da indústria, do comércio e dos serviços. As indicações de lembrança e preferência foram feitas por 480 empresários, executivos e profissionais liberais de mais de 40 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Sul.
*A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) aplicará o exame de proficiência de língua inglesa TOEFL, na modalidade Internet-based test, no dia 21 de março. A prova avalia a competência de candidatos a universidades e centros de estudos em países de língua inglesa. Os interessados podem inscrever-se e pagar a taxa com cartão de crédito pelo site www.ets.org. A próxima avaliação está marcada para o dia 27 de março.
O teste será aplicado às 10h, no Laboratório de Línguas da Fale, localizado no 5º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É necessário levar documento com foto e comprovante de inscrição. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3528.
*A Faculdade de Medicina da PUCRS (Famed) promove o curso de especialização em Sexologia Clínica. A atividade busca fornecer subsídios teóricos e práticos para capacitar médicos e psicólogos na atuação de sexologia. As aulas serão ministradas por professores das Faculdades de Psicologia, Medicina, História, Filosofia e Publicidade e Propaganda, e buscam explorar os diversos aspectos da sexualidade humana, priorizando a interdisciplinaridade. Os encontros serão mensais, nas sextas-feiras, à tarde e noite, e nos sábados, nos turnos manhã e tarde, com início no dia 20 de março.
Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3000, ramal 2750, ou e-mail
pediatria-pg@pucrs.br
. As inscrições vão até o dia 12 de março e podem ser feitas no site www.pucrs.br/famed/pos.
A relação completa das especializações oferecidas pela Universidade pode ser conferida no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*Temas jurídicos que geram polêmica serão abordados na 15ª edição da Semana Acadêmica Maurício Cardoso, organizada pelo Centro Acadêmico Maurício Cardoso (Camc) da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir). Serão debatidos temas que envolvem Direito Constitucional, Penal e Processual Penal, Civil e Processual Civil, do Consumidor, Tributário, Trabalhista e Empresarial. Haverá, também, painel sobre "Movimentos Sociais e o Estado".
"A crise mundial e o Estado Democrático de Direito"; "A CLT e o Direito do empregado"; "Guarda compartilhada"; e "Crimes de lavagem de capitais e evasão de divisas", serão alguns dos assuntos tratados. Entre os ministrantes estão a coordenadora executiva do Programa de Defesa do Consumidor (Procon-RS), Adriana Burger, políticos, advogados e professores da Fadir. As palestras serão realizadas entre os dias 24 e 26 de março, nos turnos da manhã, tarde e noite, com exibição de filmes sobre os debates à tarde. A solenidade de abertura contará com a presença do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB/RS), Cláudio Lamachia, do prefeito da Capital, José Fogaça, entre outros convidados.
Além de propiciar debates e reflexões, a Semana Acadêmica busca arrecadar alimentos não-perecíveis para serem doados a instituições carentes. As inscrições, com desconto para alunos da Universidade, variam entre 20 e 25 reais e podem ser feitas diretamente no Camc, térreo do prédio 11 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre), até 24 de março, às 18h. Outras informações com Rafael Alvim pelo telefone (51) 9340-1225 e pelo e-mail camc.presidente@gmail.com.
*Para quem tem interesse em arte, história, música e mitologia, a PUCRS promove a 13ª edição dos "Cursos Integrados de Artes". As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março. São seis opções, cada curso com um encontro semanal. "Descobrindo a História das Mulheres", propõe aprofundar estudos sobre os vultos femininos por meio da História, enfocando aspectos da vida cotidiana, política, social e artística das mulheres através dos tempos. Na programação, temas como "O mito da mulher"; "A mulher na antiguidade"; "As representações da mulher através da literatura e da arte no Medievo"; "O papel das mulheres no renascimento tardio"; "A arte romântica e realista"; "A história das mulheres no Brasil", entre outros.
"Descobrindo a Mitologia e a Arte Antiga", pretende aprofundar o estudo sobre a arte antiga, analisando o contexto histórico das civilizações através da arte e da mitologia. Serão abordados aspectos culturais e artísticos do o Egito, Grécia e Roma.
"Descobrindo a Arte e o Mecenato nas Cortes do Renascimento Italiano", visa aprofundar conhecimentos acerca do humanismo por meio da arte renascentista na Itália. "A transição dos conceitos estéticos medievais"; "A escola Veneziana" "a Genialidade de Leonardo da Vinci"; "Os Estados e o Mecenato Papal", serão alguns dos temas estudados.
"Descobrindo Arte e a História Oriental", propõe, através de uma análise histórico-artística, decodificar os principais conceitos da arte oriental, numa aproximação maior do público com suas múltiplas facetas. Na programação, serão abordadas "Mesopotâmia", "O Império e Arte Persa"; "O Império Bizantino - Constantino, Justiniano e o apogeu"; "China"; "Japão" e "Índia" . "Descobrindo a História Geral da Música", apresenta, por meio de uma evolução histórica, uma visão do desenvolvimento musical através dos séculos, aprimorando o conhecimento de cada período e de seus grandes compositores. Na programação: "Os primórdios da música e o canto Gregoriano"; "A notação musical"; "A Revolução do Barroco"; "O Classicismo Vienense"; "Romantismo"; "A ópera"; e "A Modernidade", entre outros assuntos.
"Descobrindo a História Cultural do Século 19", busca aprofundar estudos sobre a arte e os movimentos culturais que floresceram na segunda metade desse século, destacando o movimento Impressionista. Na programação, temas como "O Realismo"; "A Escola de Barbizon"; "As raízes impressionistas e o Salão Oficial"; "O Impressionismo"; "A urbanização de Napoleão 3"; "O Simbolismo"" e "A arquitetura eclética e o Art-Nouveau", entre outros.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estudantes ou diplomados da PUCRS, além de ex-alunos dos cursos integrados, têm desconto. Informações pelos telefones (51) 3320-3680, (51) 9975-6949 ou (51) 9151-5162.
*"Fundamentos sócio-históricos", "O jovem e o Adulto na Cultura Contemporânea" e diversos aspectos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão alguns dos assuntos estudados no "Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica", realizado pela Faculdade de Educação da PUCRS (Faced). A atividade está na primeira edição e pretende formar especialistas em educação de jovens e adultos, buscando aperfeiçoamento e atualização profissional dos docentes. As aulas destinam-se a graduados no ensino superior, professores da rede regular de ensino (municipal, estadual e particular), professores de Educação de Jovens e Adultos (municipal, estadual e particular), supervisores escolares, orientadores educacionais, psicólogos, psicopedagogos, diretores de escolas e demais profissionais ligados à educação de jovens e adultos. Os encontros ocorrerão às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã.
Inscrições podem ser realizadas pelo site www.pucrs.br/faced/pos/especializacao/educa_jovens até o dia 27 de março. Outras informações pelo telefone (51) 3320- 3527.

Nenhum comentário: