quarta-feira, agosto 26, 2009

*O ciclo de filmes europeus organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Santander Cultural, terá seu próximo encontro em 5 de setembro. Na ocasião, será exibido o francês Entre os Muros da Escola (Entre les Murs, 2008), seguido por debate com o Adido Cultural da Embaixada da França no Rio Grande do Sul, Ronan Prigent.
A ação é destinada a servidores e alunos da rede, com entrada franca, mediante a distribuição de senhas limitadas ao espaço do Cine Santander (rua Sete de Setembro, 1.028, Centro), com capacidade para 85 pessoas. O programa prevê uma exibição por mês, aos sábados, às 11h, seguido de um debate entre pessoas com trabalhos relacionados à cultura em questão. Na semana passada foi apresentado o primeiro filme da mostra, o italiano Gomorra.
Segundo a coordenadora de Línguas Estrangeiras da Smed, Joice Galli, a atividade tem o objetivo de propor a discussão da língua, cultura e educação por meio da linguagem cinematográfica. Ela destaca que os títulos foram selecionados de acordo com os idiomas ensinados nas escolas da rede municipal. “É sempre relevante proporcionar aos servidores e alunos o acesso a uma outra forma de expressão lingüística e cultural”, ressalta Joice.
O segundo filme do ciclo, Entre os Muros da Escola, realizado pelo cineasta francês Laurent Cantet, se foca nas múltiplas relações entre o ambiente escolar e as pessoas que ali convivem. A película carrega um valor pedagógico genuíno, colocando o espectador como observador invisível e onipresente da rotina “entre os muros” durante um ano letivo.
A ação corresponde à parceria entre Smed e Santander Cultural, que já desenvolvem conjuntamente o curso Mardi–France, destinado a gestores

Nenhum comentário: