quarta-feira, agosto 26, 2009

*A PUCRS é a primeira colocada entre as universidades comunitárias e as privadas no país no ranking do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com 327 grupos de pesquisa e 1.320 pesquisadores. Está na 13ª colocação segundo resultado do último censo, referente aos grupos de pesquisa, pesquisadores e doutores das instituições de ensino superior brasileiras. "O resultado demonstra uma expressão do compromisso da Instituição com a pesquisa científica e tecnológica e reflete a qualidade de seu corpo docente e a preocupação da Universidade em contribuir, por meio das pesquisas desenvolvidas, no processo de desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa região", avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy.
A pesquisa está entre as missões da Universidade e é considerada um diferencial na prática docente, em nível de graduação e pós-graduação. Além destes Grupos de Pesquisa, a Instituição possui 58 núcleos, 71 laboratórios e 20 centros, que articulam as ações dos pesquisadores com o CNPq. Essas estruturas, bem como seus sete Institutos, atuam em todas as grandes áreas do conhecimento: ciências da saúde e ciências biológicas, técnico-científicas, humanidades e sociais aplicadas. "Desenvolvemos pesquisas de forte impacto na sociedade gaúcha, brasileira e internacional, como nas áreas de memória cultural, acervos históricos, energias renováveis (Solar, Eólica, Biomassa), sequestro de carbono, TV digital, novos fármacos, memória, hardware e software, entre outras", destaca Audy.
O levantamento do CNPq é realizado a cada dois anos. Em 2004 e 2006, a Instituição ocupava a 17ª colocação. No ranking por número de doutores, está na 25ª posição, com 883. O censo do CNPq apresenta o cenário atualizado da ciência brasileira a partir de informações dos grupos de pesquisa, distribuição geográfica, linhas de pesquisa e a produção científica e tecnológica reconhecida pelo órgão.

Nenhum comentário: