terça-feira, agosto 25, 2009

*O Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da PUCRS realiza o Curso de Extensão em Contratos Internacionais. As aulas contam com renomados profissionais da área e buscam proporcionar uma formação voltada ao comércio internacional, por meio de um viés prático das transações no âmbito internacional, aliada ao conhecimento técnico.
A atividade ocorre de 1º de setembro até 18 de novembro, nas terças e quartas-feiras, das 19h30min às 22h, com encontros no prédio 11 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais e inscrições na Pró-reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*A próxima edição do ciclo de palestras "O Duplo na Literatura: 200 anos de Nicolai Gogol e Edgar Allan Poe" abordará o tema "O duplo por metamorfose em Robert Stevenson". Ministrado pela professora da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) Maria Tereza Amodeo, o encontro ocorre na quinta-feira, dia 27 de agosto, das 17h30min às 19h, na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), 2º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, mediante doação de um livro de literatura. Informações adicionais e programação pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 8280.
*Nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, a PUCRS realiza o Stand Calouros. Pela manhã, às 8h30min, e à noite, às 20h, o Reitor, Joaquim Clotet, e os pró-reitores da Instituição receberão os novos estudantes em um ambiente descontraído, com arte, música, jogos e bate-papo. A ideia é promover a integração entre os calouros e mostrar os serviços oferecidos pela Universidade. Informações adicionais no site www.pucrs.br/eventos/standcalouros ou pelo telefone (51) 3320-3708. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.
*O estudo "Gray-scale and colour Doppler sonography in the evaluation of children with suspected bowel inflammation: correlation with colonoscopy and histological findings", desenvolvido no Hospital São Lucas da PUCRS, foi premiado pelo The Royal College of Radiologists, da Inglaterra. O estudo consistia no manejo de crianças e adolescentes com suspeita de processos inflamatórios intestinais, utilizando a ultra-sonografia (US) em escala de cinzas e com Doppler em cores, como métodos de investigação inicial, antes de procedimentos mais invasivos. De autoria dos médicos Matias Epifanio, Matteo Baldisserotto, José Spolidoro e Ana Gaiger, o trabalho foi considerado como a pesquisa de maior relevância em Radiologia Pediátrica publicada em 2008 no "Clinical Radiology", revista científica da entidade, que concedeu o "Premio Ella Preiskel 2008". Há aproximada mente 15 anos, foi iniciado no HSL esse protocolo de manejo de crianças e adolescentes. O exame permite conhecer as regiões alteradas e sua gravidade antes de realizar o estudo colonoscópico.
A US vem sendo cada vez mais utilizada em Pediatria nos últimos anos, na avaliação inicial de processos inflamatórios gastrintestinais, agudos e crônicos, como apendicite, doença inflamatória intestinal, alergias alimentares e poliposes, entre outros, e é frequentemente o primeiro exame de imagens praticado em pacientes com dor abdominal ou sintomas gastrointestinais. No processo diagnóstico gastroenterológico, a US é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis e difundidos, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. O estudo avaliou a correlação entre os achados ultra-sonográficos em escala de cinzas e com Doppler em cores, com os colonoscópicos e histológicos, em 72 crianças com suspeita de processos inflamatórios intestinais e sugere que a ultra-sonografia em escala de cinzas e com Doppler em cores, deva ser realizada rotineiramente na investigação de processos inflamatórios intestinais e , em particular, na investigação de doença inflamatória intestinal na criança.

Nenhum comentário: