quinta-feira, agosto 27, 2009

*A venda de ingressos para o 16° Porto Alegre em Cena começa domingo, 30, a partir das 8h no BarraShoppingSul (av. Diário de Notícias, 300) e às 15h pela Internet. Maior festival de artes cênicas do país, o POA em Cena deste ano apresentará mais de 50 espetáculos, de 8 a 25 de setembro. São 20 peças internacionais, 22 nacionais e 12 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Veja também a grade da programação e a galeria com 130 fotos das atrações. Entre as atrações estrangeiras, figuram produções de nove países: Uruguai (5), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia.
Para adquirir o ingresso pela Internet, por meio da Central de Ingressos PortoWeb (www.portoweb.com.br/centraldeingressos), será necessário o preenchimento de um cadastro e o registro de uma senha, procedimento dispensável para quem já tem cadastro das edições anteriores. A efetivação da compra se dará pelo pagamento dos ingressos em até 24 horas após a operação. Para as compras realizadas um dia antes da apresentação, o pagamento e retirada do ingresso na Central de Vendas, no BarraShoppingSul. devem ser feitos até as 18h. Pela Internet, poderão ser adquiridos dois ingressos por peça. Veja mais detalhes aqui.
As compras de ingressos na Central de Vendas, no Centro de Eventos BarraShoppingSul – Entrada B – Nível Guaíba, na av. Diário de Notícias, 300 (veja aqui no link como chegar ao local) – serão nos seguintes horários: 30 de agosto - das 8h às 20h; 31 de agosto a 7 de setembro - das 11h às 21h; 8 a 24 de setembro - das 11h às 18h. Os ingressos custam R$ 20, com descontos de 50% para estudantes, professores, classe artística, Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante), funcionários da prefeitura, clientes da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, pessoas com mais de 60 anos, e para quem levar 1kg de alimento não-perecível.
Destaques - Uma das mais aguardadas atrações é a peça Quartett (de Heiner Müller), dirigida por Bob Wilson, com a atriz Isabelle Hupert, vencedora do prêmio de melhor atriz nos festivais de cinema de Berlim (2002), Cannes (1978 e 2001) e Veneza (1988 e 1995). Ganhou o César de melhor atriz do cinema francês em 1996, prêmio do qual é a recordista de indicações: 13 no total. É a atriz com o maior número de filmes que competiram em Cannes (16 filmes) e uma das quatro que conquistou o prêmio de melhor atriz por duas vezes neste festival. Quartett será encenada de 23 a 25, no Teatro do Sesi.
Do Uruguai, vem Los Siete Gatitos, versão em espanhol de Os Sete Gatinhos, uma das obras clássicas do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Também entre as atrações internacionais, o diretor e cineasta Patrice Chéreau traz duas montagens: La Douleur, e Le Grand Inquisiteur. Do Canadá, três espetáculos estarão presentes: Crépuscule des Océans, da companhia Daniel Léveillé Danse; In Paradisum, da Coleman Lemieux & Compagnie’s, e Kiss Bill, da portuguesa radicada no Canadá Paula Vasconcellos. Kiss Bill abre o festival no dia 8 de setembro, no Teatro do Bourbon Country. Também com destaque está o incrível grupo israelense The Voca People, um fenômeno que saiu da Internet. Pela primeira vez no Brasil, o grupo traz uma mistura de grupo vocal, performances e coreografias.
Os espetáculos nacionais virão de sete estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Luana Piovani, com Pássaro da Noite, e Antônio Petrin, com Só os doentes do coração deveriam ser atores, estão entre os espetáculos mais aguardados, assim como Medida por Medida, peça de William Shakespeare traduzida por Barbara Heliodora e dirigida por Gilberto Gawronski. No elenco, Luis Salem, Nildo Parente, Ricardo Blat e Rodolfo Bottino.
Descentralização - O teatro do RS vem bem representado com espetáculos que concorrem ao Prêmio Braskem em Cena. E, mais uma vez, estará presente o Projeto de Descentralização, que se consolida como uma iniciativa que deu certo. Todos os anos bons espetáculos visitam as regiões da descentralização, levando arte e cultura para essas comunidades.
As atividades formativas também enriquecem e dão mais vida ao festival. São oficinas e mesas redondas abertas ao público com renomados atores, diretores, professores, figurinistas, cenógrafos e iluminadores. Essa troca de experiências e aprendizado promove a interação entre público, cena local e convidados.
O Porto Alegre em Cena é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com patrocínio da Petrobras, Braskem, Caixa, Multiplan e BarraShoppingSul. Apoio cultural da Funarte, Ministério do Turismo e Panvel Farmácias.

Nenhum comentário: