segunda-feira, março 22, 2010

Ivo Pitanguy recebe título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS
Um dos médicos mais importantes da atualidade, precursor e referência na área de cirurgia plástica reparadora e estética no mundo, Ivo Pintaguy receberá o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS na próxima quarta-feira, 31 de março. A solenidade será às 10h30min no Teatro do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 Porto Alegre). Estarão presentes autoridades da administração superior, além de alunos e professores.
Professor convidado em aproximadamente uma centena de instituições entre hospitais, universidades e associações de Cirurgia Plástica de 48 países, Pitanguy já proferiu ao longo de sua vida profissional mais de mil conferências e demonstrações cirúrgicas. É membro titular da Academia Nacional de Medicina, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Academia Brasileira de Letras, além de membro benemérito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de várias associações médicas.
Tem os títulos de Doutor Philosophiae Honoris Causa, conferido pela Universidade de Tel Aviv, de Israel; Chancellier des Universités de Paris, França; Membro honorário da Societá Medica di Bologna, vinculada à Universidade de Bologna e da Associação Médica da Argentina, entre outras condecorações nacionais e de países diversos. É autor de cerca de 800 trabalhos científicos em revistas brasileiras e internacionais e publicou uma série de livros. A obra "Plastic Surgery of the Head and Body" foi premiada na Feira do Livro de Frankfurt e se tornou uma importante fonte didática e científica.
"A proposta de Doutor Honoris causa para o professor Ivo Pitanguy tem origem na sua grande contribuição para a humanidade", explica o diretor da Faculdade de Medicina da PUCRS, Ivan Antonello. Para ele, Pitanguy desenvolveu e contribuiu para dezenas de técnicas operatórias inovadoras, é um homem que soube conciliar ao longo do tempo ciência, arte e humanismo. O título que o cirurgião receberá trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.

Breve biografia
Cirurgião plástico nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais. Pitanguy estudou na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte e graduou-se na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro (RJ) em 1945. É pós-graduado em cirurgia geral nos Estados Unidos, onde adquiriu sólida base de cirurgia plástica. Professor titular do Departamento de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do RJ e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, Pitanguy integrou a clínica à 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do RJ, implantando uma estrutura pioneira de formação profissional e de ensino. Desta estrutura faz parte o curso de pós-graduação em cirurgia plástica, com duração de três anos, que já formou mais de 500 profissionais do Brasil e de 40 países.
Possibilitando também o acesso aos benefícios da cirurgia plástica à população menos favorecida, o trabalho na Santa Casa ressalta a importância social da especialidade. Por sua iniciativa neste campo, foi agraciado pelo Papa João Paulo II com o Prêmio Cultura pela Paz. A Unesco, por meio do Instituto Internacional de Promoção e Prestígio, lhe concedeu também o Prêmio pela Divulgação Internacional da Pesquisa Médica, além dos diversos títulos e honrarias já citados.

Pitanguy ministra aula inaugural da Faculdade de Medicina
Na terça-feira, 30 de março, às 11h, o cirurgião plástico Ivo Pitanguy participa da aula inaugural da Faculdade de Medicina da PUCRS (Famed), abordando o tema "Medicina, equilíbrio entre ciência, arte e humanismo". Será no anfiteatro Irmão José Otão, no 2º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690), com entrada franca.

Médico receberá a imprensa na terça-feira, 30 de março
Também no dia 30 de março (terça-feira), a partir das 10h, o cirurgião plástico receberá os jornalistas para um bate papo, no anfiteatro Irmão José Otão, no 2º andar do Hospital São Lucas. Após, às 11h, ele participa da aula inaugural da Famed.

Nenhum comentário: