Translate

terça-feira, junho 23, 2009

*A edição desta semana do Tambor da Aldeia, informativo editado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), destaca que, em comunicado, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal, que extinguiu a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.
De acordo com o boletim, entre os principais veículos de comunicação, o jornal Folha de S.Paulo mostrou-se, a exemplo da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), favorável ao fim da obrigatoriedade do diploma, em editorial publicado de 19 de junho. No dia anterior, o vice-presidente da Rede Globo, João Roberto Marinho, divulgou comunicado, onde considerou a decisão “bem-vinda”. Já o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que o Congresso Nacional deveria criar um projeto de lei exigindo a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. Ao mesmo tempo, o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, considerou que foi “um erro de avaliação do STF” a decisão de acabar com o diploma.
O informativo, que trata de assuntos relacionados à liberdade de imprensa no Brasil e no mundo, também aborda a mudança de regime do assassino de Tim Lopes e a repressão da imprensa na cobertura das eleições e protestos no Irã.
TAGS: STF, Diploma de jornalista, ARI
Mais conteúdo: Leia aqui o Tambor da Aldeia.

Nenhum comentário: