terça-feira, junho 23, 2009

No próximo encontro do projeto "Relendo a Literatura", o doutorando em Letras da PUCRS Ítalo Ogliari fará a análise da obra de Machado de Assis "Memórias Póstumas de Brás Cubas". A atividade será realizada no dia 1º de julho e é promovida pelo Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). O encontro ocorre das 17h30min às 19h, na Arena do Celin, sala 223 do prédio 8, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O projeto busca analisar obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. É destinado aos professores de literatura, estudantes e interessados em geral.
A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4615.
...Círculo de Cultura promove leitura de poesias, prosa, audição de peças musicais e teatrais
Na próxima quinta-feira, 25 de junho, o Laboratório de Atividades Múltiplas da PUCRS (LAM), realiza mais um encontro do "Círculo de Cultura". A atividade, que acontece na última quinta-feira de cada mês, tem o objetivo de fomentar diferentes manifestações artísticas, por meio de leitura de poesias, prosa, audição de peças musicais e teatrais, sendo esta uma oportunidade de favorecer o encontro e integração entre professores, funcionários, alunos e os demais interessados em participar.
Será das 18h às 18h45min na sala 217 do prédio 15, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
...Músicas da nova estação no Sobremesa Musical
O projeto "Sobremesa Musical" desta quarta-feira, 24 de junho, terá a apresentação de Cordas da Orquestra Filarmônica da PUCRS. No repertório, músicas com a temática do inverno, como "Concerto em Fá Maior, Op. 8 nº 3 L´inverno", de Antonio Vivaldi, e "Invierno Porteño", de Astor Piazzolla , entre outras.
A atividade tem entrada franca e é realizada todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical.
Informações e sugestões pelo telefone (51) 3320-3582 ou pelo site www.pucrs.br/icm.
...É preciso ter cuidado com a sociedade do conhecimento
O professor da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México) Wietse De Vries fez um alerta durante o "Seminário Internacional Inovação, Universidade e Relação com a Sociedade", realizado na PUCRS nos dias 18 e 19 de junho. Com base em suas pesquisas sobre o ensino superior e o acompanhamento da realidade de diplomados por meio do projeto
El Profesional Flexible en la Sociedad del Conocimiento (Proflex), averiguou que "as tecnologias estão sendo incorporadas rapidamente na educação e no mercado, mas as pessoas não mudam nesse mesmo ritmo". Para De Vries, "a sociedade do conhecimento não está tão próxima".
Em sua apresentação, o holandês com atuação acadêmica em solo mexicano abordou a formação de recursos humanos, enfocando aspectos sobre alunos e docentes. Em suas provocações, disse que a universidade não está formando o profissional que a almejada sociedade do conhecimento - cujas características são as habilidades e as possibilidades de acesso, de controle e de armazenamento de informações - necessita. Com um olhar mais voltado para a realidade latino-americana, De Vries questionou formas de seleção para ingresso nas instituições de ensino superior (IES) e criticou a proliferação de centros de educação superior que absorvem alunos sem o devido preparo, além de estarem focados apenas no retorno financeiro.
Na visão do palestrante, existem condições prévias ao ingresso na academia que devem ser levadas em conta na formação de bons recursos humanos. Uma delas é a família. Também é necessário saber quais as demandas do mercado de trabalho, mas sem condicionar o ensino a isso.
De Vries mostrou possibilidades de melhorias, como atenção maior aos bancos de dados sobre alunos, entendendo seus perfis e desejos para, então, vislumbrar possibilidades de criar conteúdos adequados. "É preciso haver confluência entre o que o aluno aprende e o que gosta de fazer".
Em relação aos gestores universitários, apontou para a falha do não reconhecimento aos professores qualificados. "Os pesquisadores têm as melhores remunerações, mas nem sempre são os melhores docentes", afirmou. Para ele, há uma cultura de exposição de novos educadores às grandes turmas de graduandos, como que testando sua capacidade de resistência, enquanto os mais experimentados ficam com pequenos grupos de alunos concluintes. Como solução, sugeriu programas de estímulo para novos professores.

...Obras da Edipucrs concorrem ao 51º Prêmio Jabuti
Diversas obras da Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) concorrem ao Prêmio Jabuti, que está na 51ª edição. Na categoria "Ciências Naturais e Ciências da Saúde" participam "Atualizações em Geriatria e Gerontologia", de Carla Schwanke e Rodolfo Schneider, e "Previna-se da Aterosclerose", de Newton Terra e Patrícia de Moraes Costa. Na categoria Direito, "Juventude e Ato Infracional", de Silvia Tejadas, e "O protesto de Títulos e Outros documentos de dívida", de Sílvia Nöthen de Azevedo, concorrem.
Já na categoria Biografia competem "Educadores Sul Rio-Grandenses", organizada por Maria Helena Menna Barreto Abrahão, e como "Didático e paradidático" a obra "Fare Come L´asino Del Pentolaio", de Susana Termignoni.
Nas categorias "Reportagem", "Capa" e "Projeto Gráfico" concorrem, respectivamente, "O Repórter Esso", de Luciano Klöckner, "RS Negro: Cartografias sobre a produção do conhecimento" e "Séculos Indígenas no Brasil". Em agosto serão conhecidos os 10 finalistas de cada categoria e o resultado final será divulgado em novembro. Concorrem apenas obras inéditas, editadas no país entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Detalhes podem ser conhecidos no site da Câmara Brasileira do Livro, no endereço www.cbl.org.br/j abuti.
...Capela de Santana recebe o Promusit
A partir desta terça-feira, 23 de junho, o Projeto Museu Itinerante (Promusit) do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS estará no município de Capela de Santana, no Galpão Crioulo, junto ao Centro de Eventos Municipal. Constituído por um caminhão que transporta cerca de 70 experimentos interativos, o projeto apresenta um filme sobre o corpo humano que utiliza a tecnologia em 3ª dimensão, planetário inflável, giroscópio humano, canhão de ar e muito mais. Uma equipe constituída por professores e técnicos especializados acompanha o projeto. O Promusit já participou de mais de 100 eventos, desde sua criação em outubro de 2001. Nesse período, atendeu a mais de um milhão e setecentas mil pessoas. Ele pode ser incluído em eventos culturais, exposições e feiras e é dedicado a todas as idades, no qual o visitante aprende brincando, manipulando equipamentos interativos e participando de apresentações cientificas. Ficará em Capela de Santana até quinta-feira, dia 25. A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3521 ou e-mail promusit@pucrs.br.

Nenhum comentário: