quinta-feira, junho 18, 2009

Literatura em espanhol através do cinema
O Instituto de Cultura Hispânica da PUCRS realiza mais um encontro do evento "A Literatura de Língua Espanhola Através do Cinema: Debate Crítico". A cada atividade, que ocorre aos sábados, das 8h30min às 11h30min, é debatida uma importante obra publicada nessa língua e adaptada ao cinema. No dia 20 de junho será a vez de "La família de Pascual Duarte", inserido na reedição do Especial Camilo José Cela - 20 anos de Prêmio Nobel.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Alunos, professores, funcionários e ex-alunos da PUCRS têm desconto. Informações pelo telefone (51) 3320-3559 ou e-mail cultura-hispanica@pucrs.br.
...3ª Semana Acadêmica da Filosofia começa dia 22 de junho
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS promove a 3ª Semana Acadêmica, que ocorre entre 22 e 26 de junho. No primeiro dia do evento será realizada a palestra de abertura intitulada "Nos limites da razão: sobre o conceito de Filosofia em Kant", ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Christian Hamm. O encontro ocorre às 10h, no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Outra atividade de destaque é a exibição do filme "La Jetée", dirigido por Chris Marker, que ocorre no dia 24, às 19h30min, no auditório térreo do prédio 5.
A participação na semana concederá certificado de participação e é válida como atividade complementar para os regularmente inscritos, com no máximo uma falta, e que tenham feito doação de dois litros de leite longa vida. Informações adicionais e programação completa pelo telefone (51) 3320-3554 e pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br.
...Inovação na universidade deve ter dimensão social
A integração entre conhecimento, informação e proposição de soluções para a sociedade é a principal base para a existência de uma universidade inovadora, conforme o professor da Universitat Politècnica de Catalunya Francisco López Segrera. Sua palestra abriu o "Seminário Internacional Inovação, Universidade e Relação com a Sociedade", na manhã desta quinta-feira, 18 de junho, no auditório do prédio 50, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Segrera apresentou um panorama abordando a educação superior no cenário mundial e traçou comparativos com a realidade nas instituições de ensino superior da América Latina, assinalando que os investimentos dos governos ainda são baixos e que, embora cresça o número de ingressantes na academia, o retorno em termos de produção científica é muito pequeno e disperso, levando em conta o estágio atual dos EUA e da Europa.
Na condição de integrante da Global University Network for Innovation (GUNI), entidade composta por catedráticos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o docente pontuou sobre a importância de trabalhar em rede para construir, difundir e debater o conhecimento, mostrando que o professor não é mais o único detentor das informações, hoje espalhadas em diversos meios com a ajuda da tecnologia.
A inovação, na sua visão, tem seus prós e contras. Como aspectos positivos, elencou a articulação internacional por meio de redes, a mobilidade acadêmica (ressalvando que nações latino-americanas são pouco atrativas), projetos de inter e transdisciplinaridade e o modelo da tripla hélice, que reúne universidades, empresas e governo. Porém, alertou para problemas como a educação tratada como mercadoria e a formação constante e sem valor.
Ao indicar possibilidades de melhoria, citou modelos como Harvard, nos EUA, Oxford, Sorbonne e Cataluña na Europa. "Mas não para serem copiadas, e sim para aprender e aproveitar as melhores práticas", ressaltou. Para Segrera, as investigações científicas precisam ser focadas nas necessidades globais e locais simultaneamente, e as IES que desejam ser inovadoras precisam ter vocação para o estado da arte do conhecimento.
Com relação à "Conferência Mundial sobre a Educação Superior da Unesco", que ocorre em Paris, de 5 e 8 de julho, sinalizou como tendências temas como a massificação da educação superior, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, a privatização do ensino, a crise da profissão acadêmica e a multiplicação dos rankings universitários, o que considera negativo.
Ao finalizar sua apresentação, defendeu que fundos públicos e privados devem convergir para qualificar a educação superior, com o estado assumindo sua responsabilidade em investir na qualidade de todos os processos educativos. Quanto às universidades, mencionou a importância da responsabilidade social e disse que "é preciso ter mais visão de sociedade do que de mercado, havendo equidade no acesso e devem ter pertinência social".
O "Seminário Internacional Inovação, Universidade e Relação com a Sociedade", que está em sua quarta edição, é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A programação tem sequência nesta tarde numa mesa-redonda com a participação da professora Renée Ben-Israel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, o professor Francisco Marmolejo, diretor executivo do Consortium for North American Higher Education Collaboration (Conahec) e a professora Elizabeth Ritter, coordenadora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUCRS (ETT). A programação para amanhã, último dia do evento, está disponível no site www.pucrs.br/eventos/inovacao.

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