quarta-feira, março 25, 2009

*Desde outubro de 2006 até o final de fevereiro deste ano, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) já retirou 108,5 mil toneladas de entulho do Arroio Dilúvio. A dragagem é realizada para facilitar o escoamento da água das chuvas em direção ao Guaíba, evitando assim os alagamentos. Nesta semana, as equipes trabalham no arroio nas proximidades da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).
A dragagem é executada ao longo dos quase 12 quilômetros de extensão do Dilúvio. O trabalho de desassoreamento consiste na remoção do sedimento acumulado devido à grande quantidade de despejo que alguns afluentes depositam no Dilúvio. A operação é realizada em ambos os lados da avenida Ipiranga, sendo que alguns pontos do arroio são dragados mais de uma vez. O contrato foi renovado em outubro de 2008 e tem vigência de um ano, podendo ser renovada por igual período. O valor é de cerca de R$ 1,4 milhão por ano.
Foz - Além da operação de dragagem no Dilúvio, o DEP realiza o trabalho em sua foz, porém com a utilização de outro equipamento. Segundo o diretor da Divisão de Conservação do DEP, Francisco José Ferreira Pinto, foram retirados 18 mil toneladas de resíduos da foz do arroio, desde novembro de 2008.

Nenhum comentário: