quarta-feira, março 25, 2009

*O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) realiza, no dia 26 de abril, a "Corrida pelo Idoso". A atividade, que está na segunda edição, pretende alertar para a relevância da realização de atividades físicas regulares para a prevenção e tratamento de doenças, mobilizar a comunidade e os governantes para os problemas enfrentados pelas pessoas com mais de 60 anos, como questões referentes à aposentadoria, baixos rendimentos, acesso à alimentação, medicamentos, educação, lazer, cidadania, dignidade, respeito, habitação, convivência familiar e comunitária. A corrida mobilizou, em 2008, cerca de 600 pessoas. A meta para este ano é ultrapassar mil inscritos.
A intenção dos organizadores é que participem, além dos idosos, seus familiares e amigos. Os integrantes podem caminhar, passear e correr, se desejarem. "Pretendemos, sobretudo, alertar que é possível alcançar um envelhecimento com autonomia, sem dependências e incapacidades. A atividade física regular pode evitar e tratar algumas doenças que são comuns na velhice", esclarece o professor Newton Terra, diretor do IGG. Receberão prêmios os três primeiros colocados de ambos os sexos, conforme a faixa etária.
Estudantes do curso de Educação Física da PUCRS também participarão, dando dicas de resistência e condicionamento físico para os inscritos durante o trajeto. A saída do grupo está prevista para as 10h, partindo da Usina do Gasômetro, indo até as imediações do Asilo Padre Cacique e retornando ao ponto inicial, num percurso de seis quilômetros. Haverá distribuição de camisetas comemorativas no dia da corrida para os inscritos. O evento tem o apoio do Programa Geron e Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade (Prac), Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado, Secretaria Municipal da Saúde e Conselho Municipal do Idoso, Programa RS Amigo do Idoso da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), e Associação Gaúcha de Atletismo (AGA).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (51) 3336-8153, pelo e-mail igg@pucrs.br até o dia 22 de abril.

Nenhum comentário: