quarta-feira, março 25, 2009

Taís Araújo.
*Até 30 de dezembro quem visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) levará mais que momentos de diversão, conhecimento e cultura. Sairá da Universidade conhecendo a vida e a obra de Charles Darwin, "um gigante da história da ciência", como definiu o Reitor da Universidade, Joaquim Clotet, na tarde de terça-feira, 24 de março, na abertura da exposição (R)Evolução de Darwin. O evento contou ainda com a presença do diretor do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), Cézar Prates, do diretor do MCT, Emilio Jeckel Neto, pró-reitores da Instituição, funcionários do Museu e muitos convidados.
A exposição tem três andares, e está dividida em "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". O público verá também a réplica do Beagle, na proporção de 1:4, com 12 metros de comprimento e 9 metros de altura (com as velas). A mostra e seus desdobramentos ocupam praticamente 30% da área de visitação do MCT.
Logo que o passeio começar, o visitante verá o aparelho que simula as condições em que se formaram as primeiras moléculas precursoras da matéria orgânica necessária ao aparecimento da vida na Terra, há cerca de 4 bilhões de anos - reprodução do experimento de Oparin-Miller; a árvore filogenética da vida; o que Darwin viu no Brasil, quando conheceu matas baianas e fluminenses à procura de plantas, insetos e animais e que o auxiliaram a criar a sua teoria; suas descobertas em outros locais, como as ilhas Galápagos; e saberão um pouco ainda sobre sua família, trabalho e outras obras. O MCT reconstruiu também uma réplica do escritório de Darwin, originalmente situado nos arredores de Londres, local em que o cientista estudou e elaborou suas teorias.
Durante oito meses, os artistas gaúchos Mateus Grimm, Luis Flávio Trampo e SM vão criar um mural evolutivo da exposição. O painel mural será pintado de maneira colaborativa, isto é, a pintura evoluirá em performances de aproximadamente quatro horas cada e ocorrerão uma vez por mês. A idéia, conforme garante o diretor, é que os visitantes acompanhem o trabalho e a evolução de uma obra de arte do início ao final.
A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também está exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies" para consulta.
O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h e está localizado no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações estão disponíveis no site www.pucrs.br/mct ou pelo telefone (51) 3320-3521.Curiosidades
Ao aportar no Brasil, em 1831, a bordo do HMS Beagle, Darwin escreveu: "É uma visão das mil e uma noites, com a diferença de que é tudo de verdade". A exposição mostrará também como eram os primeiros seres vivos da terra, como surgiram e como a biodiversidade atual surgiu a partir destes pequeníssimos seres.Darwin à imagem e semelhança
A exposição (R)Evolução de Darwin terá detalhes que prometem impressionar os visitantes. A dedicação ao acabamento em cada item levou a equipe do MCT a encomendar ao Dorfman Museum Figures, em Baltimore, Estado de Maryland, nos EUA, a réplica em silicone da cabeça e das mãos de Charles Darwin quando idoso. O estúdio norte-americano é referência internacional nesse trabalho, tendo confeccionado mais de 800 cabeças de personalidades. A amostra mais nova desta semelhança com a realidade poderá ser vista e fotografada no escritório montado para representar a Down House, residência e ambiente de trabalho do naturalista inglês nascido há 200 anos. Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"
Local: Teatro da PUCRS ou auditório do prédio 50 da PUCRS
Período: 18 de março a 27 de outubro
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Profa. Dra. Ana Carolina Regner (Unisinos) - "A origem das espécies" - 28 de abril - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Eduardo Cruz (PUC-SP) - "Evolucionismo e criacionismo" - 26 de maio - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) - "A atualidade da discussão sobre eugenia" - 25 de agosto - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) - "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" - 29 de setembro - Auditório (prédio 5)
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Biodiversidade e evolução" - 27 de outubro - Auditório (prédio 5)Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Jefferson Braga da Silva (PUCRS) - "A evolução da mão" - 6 de maio
Jaderson Costa da Costa (PUCRS) - "A evolução do cérebro" - 3 de junho
Iván Izquierdo (PUCRS) - "A evolução da memória" - 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Walter Filgueira de Azevedo Jr. (PUCRS) - "Evolução molecular e suas implicações na Astrobiologia" - 15 de abril
Francisco M. Salzano (UFRGS) - "Perspectivas em medicina genômica e darwiniana" - 20 de maio
Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Especiação e hibridização" - 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) - "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" - 23 de setembro

Nenhum comentário: