terça-feira, janeiro 20, 2009

ARI deverá criar prêmio para mídia eletrônica

Para o próximo ano, a diretoria da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) planeja criar as categorias Internet e Universitário no Prêmio ARI de Jornalismo. Em entrevista a www.coletiva.net, o presidente da entidade, Ercy Pereira Thorma, a intenção era ter criado as duas novas modalidades nesta edição, que comemorou os 50 anos do concurso mais tradicional do Rio Grande do Sul e o segundo mais antigo do Brasil – o pioneiro é o Prêmio Esso de Jornalismo. Entretanto, dúvidas sobre a forma de avaliação e a linguagem a ser destacada adiaram os planos por mais um ano. “Não queremos incorrer em erros, ou seja, lançar as categorias e depois voltar atrás. O concurso precisa ter prêmios voltados para a Internet e, certamente, isso será debatido. Também queremos ajudar os futuros jornalistas a se prepararem para o mercado de trabalho. Sonhamos que isso seja concretizado no próximo ano”, disse Ercy.
De acordo com o presidente, outra meta da entidade para 2009 é “enriquecer” o regulamento do concurso através de apontamentos feitos pela comissão julgadora. “Pretendemos, com isso, que o prêmio realmente destaque os melhores trabalhos produzidos no Estado independentemente de quem seja o seu autor. O que importa é a qualidade do produto apresentado ao público. O destaque do prêmio ARI deve ser sempre a matéria jornalística.”
Ercy ainda destacou que solenidade da entrega do troféus aos melhores da imprensa gaúcha, realizada na noite desta quarta-feira, 17, no Teatro Dante Barone, foi expressiva pela presença dos profissionais e dos veículos. “São 50 anos consecutivos de Prêmio ARI de Jornalismo. Isso é uma marca importante e felizmente foi reconhecida por todos. Nós vibramos com a solenidade realizada”, afirmou ele.
Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na cerimônia e a presença dos convidados superou as expectativas de Ercy. “A presença, mais do que massiva, foi expressiva pela representatividade das pessoas que acompanharam o evento. Claro que, também, conseguimos premiar os melhores trabalhos do ano.” (Tambor da Aldeia/ARI)

Nenhum comentário: