quinta-feira, janeiro 22, 2009

Curso intensivo de dança indiana tem inscrições até a próxima semana.
*A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abriu inscrições para o primeiro edital do Fumproarte em 2009. Os períodos de inscrição estão divididos por área: até amanhã, 23, para música, de 26 a 30 de janeiro, para dança, circo e teatro. Projetos artísticos e culturais receberão aproximadamente R$ 1 milhão em investimento.
Mais informações.

*Iniciantes interessados em cultura indiana têm oportunidade de aprender passos da dança clássica Bharata Natyam em curso intensivo, na Usina do Gasômetro, na próxima semana. De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o curso será na sala 504 da Usina do Gasômetro (Avenida João Goulart, 551), de terça, 27, a sexta-feira, 30, sempre das 19h às 20h30h. A professora será Eliza Pierim, responsável pela oficina de Bharata Natyam do Projeto Usina das Artes. A dança clássica indiana tem origens milenares. Na tradição hindu, a dança é uma dádiva do deus Brahma aos humanos. Essa lenda conferiu à arte um caráter altamente sagrado, sendo realizada como uma oferenda aos deuses. Dentre os sete estilos de danças clássicas indianas, destaca-se o Bharata Natyam, da região de Tamil Nadu, no sul da Índia. Praticado por ambos os sexos, o estilo combina a expressividade do teatro com a graça da dança. O ator/bailarino representa personagens da mitologia hindu, usando ricos movimentos corporais acrescidos do gestual das mãos e da exótica expressão dos olhos. A professora - Eliza Pierim é aluna do mestre indiano Sri Hadesh nos estilos Bharata Natyam e Odissi. É formada em Artes Cênicas pela UFRGS e está se licenciando em Educação Física na mesma instituição. Iniciou-se em Bharata Natyam (Dança Clássica do Sul da Índia) em 1996, sendo professora do estilo desde 1998. Em 2007 estreiou Akash - espetáculo de música, dança e poesia clássica indiana, em Belo Horizonte-MG, com direção de Sri Hadesh e Ratnabali Adhikari (Índia).
Curso de aulas de dança clássica indiana Bharata Natyam 27 a 30 de janeiro
Demonstração coreográfica dia 27/01Vagas limitadas, ao custo de R$100,00 Informações/Inscrições: 9867-4531 elizapierim@gmail.com

*A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), anuncia amanhã, 23, às 9h30, o início das operações do Centro Popular de Compras (CPC) para segunda-feira, 26. O anúncio será feito em coletiva de imprensa no futuro estacionamento, no 3º piso do CPC, com entrada pela rampa localizada na Avenida Mauá.
Na ocasião, o secretário da Smic, Idenir Cecchim, e dirigentes da empresa concessionária Verdicon apresentarão à imprensa as instalações do primeiro camelódromo da cidade, na Praça Rui Barbosa, que abrigará 800 comerciantes populares da área central. Praça de alimentação - A praça de alimentação do CPC já tem 17 empreendedores com suas instalações comerciais montadas no local, do total de 19 do mix de lancherias e restaurantes e, no setor de serviços, tabacaria, farmácia e salão de beleza.
Conforme a concessionária Verdicon, a praça de alimentação do CPC está em fase de finalização e acabamentos. Os comerciantes fazem os últimos ajustes técnicos e realizam o treinamento dos funcionários que vão trabalhar nos novos empreendimentos. “A expectativa é de que tenha uma grande quantidade de pessoas nos treinamentos”, diz Mário Macedo, da loja Dog Store.
Otimismo - Os novos empreendedores do camelódromo estão com boas expectativas com relação aos seus investimentos. “Ainda não sabemos exatamente o perfil do consumidor, mas estou muito otimista. Tenho comércio aqui perto e me interessei em abrir um estabelecimento aqui desde que soube da implantação do camelódromo”, conta Hamilton de Souza Pereira, do Mercadores do Porto Bistrô. “Estou apostando todas as minhas fichas, acredito que tenha tudo pra dar certo. Muitas pessoas passarão por aqui, só de trabalhadores do Centro Popular de Compras já tem muita gente”, comemora Wilson da Silveira, da Lancheria Floresta.
Já os primeiros consumidores da fase de teste das lancherias da praça de alimentação estão aprovando os lanches e o atendimento.“O pessoal atende muito bem”, avalia Sérgio Luis Domingos, funcionário da obra. “A praça de alimentação ficou muito boa”, diz Priscila Olaz, comerciante popular do CPC.
Estabelecimentos da praça de alimentação;
AERO PIZZA BAGUETCHÊ BIG SNACK BISKUIT CHIKEM BISKUIT MORTADELA E CIA BOLO FOFO EXPRESS DOG STORE - Cachorro Quente LANCHERIA FLORESTA LANCHERIA FRAGA LI BELA MERCADORES DO PORTO (BISTRÔ) MERCADORES DO PORTO (GRILL) MR.RICOS - LANCHES PÃO DE QUEIJO DO PORTO SHAWARMA DO BRIMO -Churrasco Grego
Área de serviços:
FARMACOLÂNDIA FREE GSM - REVENDA TIMLOTÉRICA - TABACARIA 33
SALÃO DE BELEZA

*A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) definiu os pontos de embarque e desembarque das 28 linhas urbanas e 22 metropolitanas e suas variantes no Terminal Rui Barbosa, área do Centro Popular de Compras (CPC). Os boxes das linhas metropolitanas ficarão junto à Avenida Mauá. O início de funcionamento do terminal está marcado para o próximo sábado, 24.
Pinturas indicativas da localização dos boxes e 12 painéis com mapas das linhas de ônibus, fixados nos pilares, orientarão os usuários do transporte coletivo na área do CPC. A EPTC irá distribuir também cerca de cinco mil folhetos com o nome, número e localização das linhas dentro do CPC. Faixas de segurança e placas de regulamentação garantirão maior segurança na circulação no entorno do Camelódromo.
Linhas de Porto Alegre com terminal no CPC:
659 Ingá; 665 Planalto/Sabará; 654 Educandário Petrópolis; 652 Hospital; 653 Itú Coinma/Av. Forte; 650 Av. Forte/Itú Coinma; 613 Elisabeth; D13 Diretão Elisabeth; 615 Sarandi; 715 Sarandi/Sertório; 614 Leão; 633 Costa e Silva; 624 São Borja; 632 Nossa Senhora de Fátima; 701 Vila Farrapos/Voluntários; 703 Vila Farrapos; 610 Minuano; 611 Lindóia; 617 Iguatemi; 620 Iguatemi/Vila Jardim; 605 Jardim São Pedro; 718 Ilha da Pintada; D18 Diretão/Ilha da Pintada; 704 Humaitá; 704.1 Humaitá/AJ Renner/Dona Teodora/702 Bairro Anchieta; 705 Indústrias.
*Estão abertas até amanhã, 23, as inscrições gratuitas para os oficineiros que desejam participar do programa de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura. Os interessados devem se dirigir à Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Música e teatro somam o maior número de projetos encaminhados desde 22 de dezembro. Ainda restam vagas em várias das 17 regiões do Orçamento Participativo. Ano assado, mais de 90 oficinas foram ministradas. Os novos oficineiros vão trabalhar de março a outubro.
"Estamos alertando os interessados para que não deixem a inscrição para a última hora. “Sempre falta alguma coisa, embora o edital esteja bem claro a respeito do que é necessário para participar”, informa o coordenador responsável pelas inscrições, Lutti Pereira.
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas (no caso de Inclusão Cultural), nas áreas de dança, vídeo, fotografia, música, literatura, artes plásticas, hip hop, teatro, confecção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis, capoeira, comunicação comunitária, (rádio, jornal, fanzine), terceira idade, acessibilidade e inclusão cultural.
Seleção - A pré-seleção será realizada dia 6 de fevereiro, com publicação no Diário Oficial. A entrevista com os pré-selecionados ocorre de 23 de fevereiro a 6 de março. A divulgação do resultado final será dia 13 de março. Dia 16 de março, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro haverá reunião dos oficineiros com os supervisores e a coordenação do projeto.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Descentralização da Cultura, pelo telefone 3289-8114 ou e-mail descentralizacao@smc.prefpoa.com.br.
Consulte o edital AQUI.


Nenhum comentário: