sexta-feira, janeiro 23, 2009

Jogos Gaúchos de Verão iniciam neste sábado

Regras estabelecidas por consenso e foco na cooperação são algumas das características diferenciadas dos Jogos Gaúchos de Verão, que serão abertos oficialmente no próximo sábado, 24, às 9h30min, na sede do Instituto Ronaldinho (Avenida Edgar Pires de Castro, 120). O evento, promovido pela Prefeitura, em parceria com o Ministério da Justiça e Instituto Ronaldinho Gaúcho, contará com a presença de autoridades locais, regionais e nacionais, representantes da entidade e dos jovens inscritos.
O objetivo dos Jogos Gaúchos de Verão é mobilizar jovens entre 14 e 17 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social, por meio de competições em diversas modalidades, como futebol de campo, futebol de salão, voleibol, basquete e natação. Os jogos foram organizados com regras especiais, de forma a estimular a interação social e transmitir conceitos como responsabilidade, respeito, cidadania, cooperação e convivência.
O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), envolve também atividades nas áreas educacional e de capacitação profissional para cerca de dois mil jovens da Capital e região metropolitana. As agendas esportivas ocorrerão em dez finais de semana, a partir do próximo sábado, enquanto que as de cidadania e saúde serão promovidas quinzenalmente.
Potencial transformador - Segundo a secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, a iniciativa foi concebida como mais um instrumento de combate à violência urbana, utilizando-se do potencial de formação social presente no esporte, no lazer e na cultura. A proposta também direciona foco especial às famílias dos jovens, envolvendo-as nas ações educativas, recreativas e profissionalizantes.
O projeto insere-se no conceito de governança solidária local e nos propósitos da política municipal de segurança urbana de Porto Alegre, ambos com enfoque direcionado ao compartilhamento de responsabilidades entre governo e sociedade. Além da SMGL, participam as secretarias de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Educação, Esportes e Juventude.

Nenhum comentário: