domingo, janeiro 18, 2009

* A forte vocação turística de Porto Alegre para eventos estimulou a Rede La Salle a desenvolver o Curso de Tecnólogo em Eventos, um dos primeiros que será ofertado pela nova Faculdade La Salle que será criada em Porto Alegre, com sede no Colégio La Salle Dores. A iniciativa foi antecipada hoje, 16, pelo diretor da futura instituição, Irmão José Dalvit, pela diretora acadêmica, Loiraci Lopes Barbosa, e pelo professor e coordenador do curso, Victor Hugo Alves da Silva, durante reunião com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.
A previsão da instituição é poder operar a nova faculdade em agosto, , depois de cumprir as exigências do Ministério da Educação. O secretário Luiz Fernando Moraes destacou a importância da iniciativa e da parceria da instituição com o setor. “A qualificação é um dos principais braços de interesse da SMTUR e uma necessidade fundamental no desenvolvimento do setor e do segmento de eventos”, afirmou Moraes.
* A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) assina segunda-feira, 19, o termo de municipalização das Unidades do Centro de Saúde Escola Murialdo (CSEM) com o Governo do Estado. A solenidade será às 10h, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10).
O secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, falou da satisfação em participar da transição e nova fase que está sendo implementada no serviço. "Dei meus primeiros passos na medicina comunitária no Murialdo, como estudante de medicina da Ufrgs. Na época, o centro era uma referência nacional. Acompanhei com tristeza os problemas que funcionários e a comunidade enfrentaram durante esses anos. Agora, com a municipalização dos serviços, vamos recuperar todo o complexo e voltar a nos tornarmos referência", destacou.
Atualmente, o Murialdo é a única unidade básica de saúde de Porto Alegre pertencente e gerenciada pelo Governo Estadual. O centro agrega treinamento em serviço de recursos humanos através da Residência Integrada em Saúde, visando ao fortalecimento e à consolidação das diretrizes do Sistema Único de Saúde e tendo como eixo a abordagem da Atenção Primária à Saúde (APS).
Com a assinatura do termo, a SMS passa a gerenciar as ações e os serviços de atenção e assistência à saúde, desenvolvidas pelas sete Unidades de Saúde (2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8) e pelo andar térreo do Centro de Saúde Escola Murialdo. No mês passado, os servidores participaram de seminário de acolhimento. As unidades estão localizadas no Bairro Partenon, dentro da Gerência Distrital de Saúde Partenon e Lomba do Pinheiro, com uma cobertura estimada de aproximadamente 80 mil pessoas, entre 10 e 12 mil por unidade. São realizados atendimentos nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia, cardiologia e oftalmologia.
O CSEM existe desde novembro de 1957. Em 1959, foi firmado um convênio entre a Associação de Proteção à Infância e a recém criada Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, formando o Centro Médico-Social São José do Murialdo, com um forte enfoque comunitário.
Unidades Básicas de Saúde - UBSs» Unidade Básica de Saúde 2 - UBS 2 - Vila Vargas» Unidade Básica de Saúde 3 - UBS 3 - Saldanha da Gama» Unidade Básica de Saúde 4 - UBS 4 - Morro da Cruz» Unidade Básica de Saúde 5 - UBS 5 - Avenida Ceres» Unidade Básica de Saúde 6 - UBS 6 - Ari Tarragô» Unidade Básica de Saúde 7 - USB 7 - Campo da Tuca» Unidade Básica de Saúde 8 - USB 8 - Morro da Cruz

Nenhum comentário: