quinta-feira, janeiro 22, 2009

O "boom" da Internet

Iara Rech

Esta será uma das consequências da crise: os gestores apertarão as verbas e a ordem, nas agências, será “vamos fazer mais com menos”. E a internet estará ali prontinha, com um papel fundamental na interação do bolo publicitário. Ela vai permitir a continuidade dos negócios, através da manutenção de um canal aberto 24 horas por dia, sete dias por semana.
Este canal permite que os deslocamentos de executivos sejam substituídos por e-mails, ou videoconferências internacionais, etc. As transferências de fundos são fechadas de forma eletrônica, mas a logística de abastecimento continua a exigir sistemas eficazes de produção e distribuição. É possível levar uma vida normal, agora com a internet.
Por outro lado, a superação desta crise vai exigir uma melhoria significativa nas condições eletrônicas de realizações intra e ultraempresas. Muitas empresas vão privilegiar o canal eletrônico na execução de suas transações.
Esta evolução vai exigir a construção de soluções informáticas mais rápidas e mais seguras. A internet foi criada para manter um sistema de defesa no caso de um ataque múltiplo aos EUA. Hoje é o único sistema que permite defender integralmente a capacidade de resposta a qualquer empresa diante das condições mutantes do mercado.
Os próximos tempos vão assistir ao novo “boom”, com um aumento real das transações, e via internet. E as agências de propaganda como ficam? Provavelmente, vão para o caminho de procurar deslocar e treinar pessoal dentro do critério “mais com menos”. E a criatividade será a grande beneficiada, como sempre. Até porque, com o mundo girando através dos computadores,e os custos mais baixos da internet, os criadores não deixarão passar esta oportunidade para se destacar.
E A GERAÇÃO Y CHEGA AO MERCADO
Ela chegou com força total. Do departamento de tecnologia à área de marketing, a WEB está em toda a parte. Os profissionais que não sabem aproveitá-la na aplicação de todos os recursos disponíveis para explorar a marca, serviços e produtos da empresa estão sendo “esmagados’, porque a geração Y chegou ao mercado.
E quem são eles? Aqueles que o envolvimento com a WEB começou na adolescência e mesmo na infância. Jovens que não chegaram aos 30 anos representam uma força de milhões. Eles ocupam um espaço multidisciplinar, escoam a criatividade digital e chegam ao ponto de “domar” os dinossauros.
Repetindo a pergunta: Quem são os “dinossauros”? São aqueles para quem o computador ainda é complexo, geralmente têm bem mais de 50 anos, e sem a incrível atração pelo novo, que caracteriza a geração Y.
Para eles há duas saídas, tentar integrar-se ao meio ou pedir demissão. O marketing online traz o que a diretoria sempre pede: números, mensuração Aproveitar os múltiplos canais de divulgação online, entender o perfil de cada cliente pela análise dos cliques, medir a audiência de cada canal, qualificar as campanhas, tudo isto é “fichinha” para a geração Y.
O mais importante é coletar o máximo de dados possível sobre prospects ou clientes. Isto através de cada ponto de acesso que ele tem. O que a geração Y acostumou-se a fazer desde que carregava a tiracolo câmeras digitais, filmadoras e toda a parafernália eletrônica.
Bem, você decide. O que mais vale a pena? Pedir demissão ou marcar pontos junto à nova geração? (Com informações de Veruska Reina para Agência iMasters). (Coletiva.Net)

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