sábado, setembro 05, 2009

*Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" será o próximo tema do Ciclo de Debates (R)Evolução de Darwin. A atividade será realizada dia 23 de setembro, quarta-feira, às 18h30min, no anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia (MCT), prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Ministrada pelo professor da Faculdade de Biociências da PUCRS Taran Grant, a palestra abordará a evolução da diversidade dos anfíbios, além de sua variedade de formas, tamanhos, cores e sons das espécies. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas on-line no s ite www.pucrs.br/mct/evolucao.
O período da exposição (R)Evolução de Darwin foi estendido até o primeiro semestre de 2010 devido ao grande número de visitas e de pedidos de escolas. Em três andares, os visitantes poderão conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também está exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies", para consulta. O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h.
Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser obtidas em www.pucrs.br/mct/evolucao ou pelo telefone (51) 3320-3521.
*A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) promove o curso de extensão "Desenvolvimento Sustentável e Políticas Ambientais". A atividade, realizada na modalidade à distância, tem como objetivo atualizar os participantes sobre as questões relacionadas ao tema e as ferramentas hoje disponíveis no combate ao aquecimento global. O curso ainda estudará quais as principais alternativas hoje existentes, tanto no âmbito de novas tecnologias como na criação de sistemas de controle e certificações ambientais.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.ead.pucrs.br até o dia 27 de setembro. Informações pelo e-mail >ead@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3651.
*Alunos, diplomados, funcionários e professores da Universidade têm até o dia 13 de setembro para se inscreverem na segunda edição das "Olimpíadas da PUCRS 2009". As modalidades disputadas serão futsal (masculino e feminino), futebol de campo (masculino), vôlei de areia 4x4 misto (masculino e feminino), judô (masculino e feminino) e tênis (masculino). Os jogos serão realizados no Parque Esportivo, Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre), aos sábados e domingos, nos dias 26 e 27 de setembro e 17, 18, 24 e 25 de outubro.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.pucrs/eventos/olimpiadas. Cada atleta deverá doar um quilo de alimento não-perecível e um agasalho.
*"Rosário - Orações de Outubro", de autoria do irmão Édison Hüttner, publicado pela Editora Universitária da PUCRS, apresenta narrativas, poesias, orações e mística, criadas pelo autor a partir de 2001, enquanto estudava em Roma, na Itália. Entre as inspirações, ele conta, estão imagens como a de uma criança correndo com pássaros no gramado de Champ de Mars, em Paris, um dia antes do ataque às duas torres gêmeas, em Nova Iorque; a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (2002); a descoberta dos anjos missioneiros (2006), entre outros fatos. Oito anos depois a obra foi lançada com ícones desenhados pelo artista plástico mineiro, Helio Coelho Ferreira.
O Papa Bento 16 recebeu a obra de Hüttner em Roma. A Secretaria de Estado do Vaticano, por meio do assessor Monsenhor Peter B. Wells, enviou ao autor uma carta em que o Sumo Pontífice manifesta reconhecimento e gratidão pelo livro, e diz "Com Seus Votos de que Deus continue a enriquecê-lo de graças e a tornar fecundo o seu trabalho acadêmico... e uma particular Benção Apostólica". A obra "Rosário - Orações de Outubro" se encontra disponível para consulta na Biblioteca Central da Universidade, no prédio 16 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), e pode ser adquirida na Livraria da Edipucrs, no prédio 41. Informações pelo telefone (51) 3320-3523.

Nenhum comentário: