sábado, setembro 05, 2009

A venda de ingressos para o 16° Porto Alegre em Cena segue em ritmo acelerado. Já computadas as reservas feitas pela Internet, 20 espetáculos estavam com a lotação esgotada até esta sexta-feira, 4: Ato, Balangandãs, Crépuscule des Océans, Giacomina en Voyage, In Paradisum, Kahlo Viva La Vida, Kiss Bill, La Madre Impalpable, O Sobrado, Pássaro da Noite, Qualquer Coisa de Intermédio, Quartett, Ruas, Senhora dos Afogados, Tempo Fragmento, The Vocal People, Van Gogh, Batata, Tercer Cuerpo e Medida por Medida.
Outras 11 peças esgotaram a cota de 30% reservada à compra pela Internet: A Mulher que Escreveu a Bíblia, Antes do Café, Caio F - Três Monólogos, Dúplice, Le Grand Inquisiteur, La Douleur, Luisa se Estrella Contra Su Casa, Neva, O Dragão, Ouvidos ao Mistério e Rainhas[(s)]. As vendas começaram no dia 30.
Maior festival internacional de teatro do país, o POA em Cena deste ano começa na terça-feira, 8, e apresentará 57 espetáculos até 25 de setembro. São 21 peças internacionais, 22 nacionais e 14 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Veja também a grade da programação e a galeria com 130 fotos das atrações. Entre as atrações estrangeiras, figuram produções de nove países: Uruguai (5), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia. Veja aqui como comprar os ingressos.
Destaques - Uma das mais aguardadas atrações é a peça Quartett (de Heiner Müller), dirigida por Bob Wilson, com a atriz Isabelle Hupert, vencedora do prêmio de melhor atriz nos festivais de cinema de Berlim (2002), Cannes (1978 e 2001) e Veneza (1988 e 1995). Ganhou o César de melhor atriz do cinema francês em 1996, prêmio do qual é a recordista de indicações: 13 no total. É a atriz com o maior número de filmes que competiram em Cannes (16 filmes) e uma das quatro que conquistou o prêmio de melhor atriz por duas vezes neste festival. Quartett será encenada de 23 a 25, no Teatro do Sesi.
Do Uruguai, vem Los Siete Gatitos, versão em espanhol de Os Sete Gatinhos, uma das obras clássicas do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Também entre as atrações internacionais, o diretor e cineasta Patrice Chéreau traz duas montagens: La Douleur, e Le Grand Inquisiteur. Do Canadá, três espetáculos estarão presentes: Crépuscule des Océans, da companhia Daniel Léveillé Danse; In Paradisum, da Coleman Lemieux & Compagnie’s, e Kiss Bill, da portuguesa radicada no Canadá Paula Vasconcellos. Kiss Bill abre o festival no dia 8 de setembro, no Teatro do Bourbon Country. Também com destaque está o incrível grupo israelense The Voca People, um fenômeno que saiu da Internet. Pela primeira vez no Brasil, o grupo traz uma mistura de grupo vocal, performances e coreografias.
Os espetáculos nacionais virão de sete estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Antônio Petrin, que também ministrará uuma oficina de atuação, encena Só os doentes do coração deveriam ser atores. Entre os espetáculos mais aguardados, Medida por Medida é uma comédia de William Shakespeare traduzida por Barbara Heliodora e dirigida por Gilberto Gawronski. No elenco, Luis Salem, Nildo Parente, Ricardo Blat e Rodolfo Bottino.
O Porto Alegre em Cena é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com patrocínio da Petrobras, Braskem, Caixa, Multiplan e BarraShoppingSul. Apoio cultural da Funarte, Ministério do Turismo e Panvel Farmácias. O sistema de venda de ingressos tem tecnologia da Procempa (leia).

Nenhum comentário: