quinta-feira, março 11, 2010

Fronteiras do Pensamento apresenta programação
‘Para compreender o século XXI’ é o tema para 2010

Durante um café da manhã realizado na manhã desta quarta-feira, 10, a comissão organizadora do Fronteiras do Pensamento divulgou a programação da quarta edição do projeto. João Ruy Freire, relações institucionais da Braskem, apresentou o evento e anunciou seus patrocinadores: Unimed, Refap, Grupo RBS, Prefeitura de Porto Alegre e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Em 2010, o seminário internacional terá 10 conferências, que ocorrerão de maio a novembro. O primeiro conferencista será o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis, com palestra no dia 3 de maio. Nicolelis é considerado referência mundial na pesquisa da interface entre o cérebro e os computadores (neuropróteses) – trabalho que integra a lista das “10 tecnologias que mudarão o mundo”, segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT.
Além do médico, estarão em Porto Alegre o escritor peruano Mario Vargas Llosa; Terry Eagleton, filósofo e crítico literário britânico, responsável pela integração dos estudos culturais com a teoria literária mais tradicional; Eduardo Giannetti, cientista social e economista; Denis Mukwege, médico congolês indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2009, especialista no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual; Daniel Dennett, filósofo cognitivista norte-americano; Daniel Cohn-Bendit, político alemão, deputado europeu desde 1994 e presidente do Grupo dos Verdes/Aliança Livre Européia; e Carlo Ginzburg, historiador e antropólogo italiano.
Para levar as ideias dos conferencistas aos mais jovens, foi criado um módulo educacional – o Fronteirinhas. A iniciativa ocorrerá no segundo semestre do ano, para alunos das escolas municipais e estaduais de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Outra novidade desta edição é a produção de um documentário sobre o evento intitulado O Tempo e a Memória. . A Okna Produtora e o cineasta Pedro Zimmermann registraram as passagens de Steven Pinker, Howard Gardner e Tom Wolfe por Porto Alegre em 2009 e, até o final deste ano, o material será somado às ideias dos palestrantes de 2010 para a finalização da produção.
O projeto Fronteiras segue com os encontros sempre às segundas-feiras, às 19h30, no Salão de Atos da Ufgrs. Ao fim do curso, os alunos com 75% de presença ou mais receberão certificados de cursos de extensão chancelados pela Universidade. O Passaporte que dá direito às 10 conferências custará R$ 675, e pode ser parcelado em até três vezes. Mais informações no site do projeto, pelo telefone (51) 3019.2326 ou pelo e-mail relacionamento@fronteirasdopensamento.com.br. COLETIVA

Nenhum comentário: