quarta-feira, março 10, 2010

A Tribuna’ perde o direito de publicar coluna de Elio Gaspari
Para jornalista, motivos que levaram o jornal a não publicar seu artigo “parecem óbvios”
O jornal A Tribuna perdeu o direito de publicar a coluna de Elio Gaspari. O motivo do impedimento foi a não-publicação do texto As masmorras de Hartung aparecerão na ONU no último domingo, 7. Gaspari teria ficado sabendo do caso pelos jornais e, logo em seguida, procurado a Agência O Globo, que comercializa a coluna para pedir cancelamento.
O gerente da Agência O Globo, Ricardo Mello informou que, em casos como este, a Agência tem o direito de cancelar o conteúdo a veículos que deixem de publicar seus materiais. Conforme publicado no site Comunique-se, Gaspari teria manifestado que os motivos que levaram A Tribuna a não publicar a coluna “parecem óbvios". O texto em questão apresenta duras críticas ao governador do estado, Paulo Hartung (PMDB-ES). Mesmo assim, o jornal alegou que uma falha técnica foi o motivo da não-veiculação.
A repercussão do caso levou o Sindijornalistas/ES a divulgar uma nota em repúdio ao ato do veículo. “Fica cada vez mais explícita a falta de democracia na mídia capixaba. As empresas praticam a liberdade de empresa e não de imprensa”, afirmou Suzana Tatagiba, presidente da entidade.
A Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) do governo do Espírito Santo informou que não houve interferência do governador na conduta do jornal.
Leia também em Coletiva.net:
‘A Tribuna’ deixa de publicar artigo sobre sistema prisional do ES COLETIVA.NET

Nenhum comentário: