quinta-feira, março 11, 2010

PUCRS sedia 1º Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social

De 4 a 7 de maio, a PUCRS sediará o "1º Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social". O evento, organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade da Universidade, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), falará sobre os eixos norteadores da sustentabilidade e das políticas públicas na área de habitação de interesse social. A programação incluí palestras e debates com especialistas do Brasil e do exterior.
As inscrições acontecem até 27 de abril e podem ser realizadas pelo site www.pucrs.br/eventos/chis2010. Informações complementares pelo e-mail chis.2010@pucrs.br.
...
Segundo dia do Stand Calouros recebe os novos estudantes com atrações
Muita música, descontração e informação. Esses foram os ingredientes do segundo dia do "Stand Calouros". Realizada na manhã desta quinta-feira, a atividade tem como objetivo recepcionar os novos alunos e lhes apresentar a Instituição.
"A PUCRS é uma Universidade que zela pela qualidade e a excelência. Meus cumprimentos pela sua escolha e sejam bem-vindos. Tenho certeza que todos serão muito bem sucedidos na sua caminhada". Com essas palavras o Reitor, Joaquim Clotet, abriu o encontro. Após as boas-vindas, ele apresentou os membros da Administração Superior da Universidade.
Os estudantes tiveram a disposição estandes com algumas das principais atrações da PUCRS, como o Museu de Ciências e Tecnologia, o Parque Esportivo, a Farmácia Universitária, o DCE, entre outros. Além das atividades propostas nesses locais, mesas de sinuca, pebolim e pintura estavam disponíveis para os participantes.
A programação musical ficou por conta da Orquestra Filarmônica da PUCRS, que proporcionou aos presentes uma bela apresentação. Logo após, o Núcleo Vida Urgente, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, trouxe uma esquete teatral para chamar a atenção dos jovens quanto à segurança no trânsito.
Para Karin Pinedo, caloura do curso de Ciências Biológicas, a iniciativa é importante para se situar no novo ambiente e interagir com os colegas. "Eu quero guardar esse momento como recordação e talvez também para a nossa formatura", destaca a jovem, que tirou fotos e fez vídeos do evento. "Isso aqui é muito bom para conhecermos mais o nosso curso e a Universidade", destacou a aluna Andressa Machado, do mesmo curso.
Além de descobrir um pouco mais sobre a Instituição, os alunos participaram de talk-shows com professores e profissionais diplomados pela PUCRS. Entre eles estava Luciano Lopes, o "Potter" da Rádio Atlântida e RBS TV. Luciano é formado em Jornalismo pela PUCRS e voltou a Universidade para falar com a nova geração sobre sua experiência na área. "É engraçado que quando a gente está aqui quer sair, mas depois é diferente. Tento ser muito sincero com esse público. Não quero fazer um texto de autoajuda. O mercado é difícil sim, mas se é isso que tu gosta de fazer vai fundo", afirma.
Nesta quinta-feira, 11 de março, o "Stand Calouros" recebe os alunos do turno da noite, às 20h. Informações adicionais no site www.pucrs.br/eventos/standcalouros ou pelo telefone (51) 3320-3708. A organização é da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac).
...
16º Erematsul é realizado na Universidade


De 3 a 6 de junho, a PUCRS sedia o "16º Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul" (Erematsul). O evento tem como objetivo favorecer o desenvolvimento de conhecimentos na área e proporcionar o diálogo e a troca de informações entre estudantes, educadores e pesquisadores. Nesta edição, a primeira a ser realizada na Universidade, os temas para debate serão "Matemática Pura", "Matemática Aplicada e Computacional", "Educação Matemática" e "Estatística e Probabilidade".
Submissão de trabalhos, que ocorrem até 25 de março, inscrições e informações pelo site www.pucrs.br/eventos/erematsul .

Nenhum comentário: