sexta-feira, março 12, 2010

Congresso de Jornalismo Cultural abre inscrições
Evento terá 22 mesas temáticas que vão discutir da formação acadêmica ao exercício da profissão

Estão abertas as inscrições para o 2° Congresso de Jornalismo Cultural, que acontece no Teatro da Universidade Católica (Tuca), entre os dias 3 e 6 de maio, em São Paulo. O evento tem como proposta debater e refletir sobre várias disciplinas. São 22 mesas temáticas, que discutem da formação acadêmica em jornalismo ao exercício da profissão e abordam também as políticas públicas e privadas para o setor, história, filosofia e ciências humanas.
O congresso irá reunir alguns intelectuais importantes do país, como os professores Paulo Arantes, Chico de Oliveira, Nadia Gotlib, Marcio Seligmann-Silva, Vladimir Safatle, Eugenio Bucci, Ruy Braga, Marcia Tiburi e Aguinaldo Farias, entre outros. Jornalistas especializados em cultura também estarão presentes, ao lado de escritores como Ruy Castro, Carlos Heitor Cony, Milton Hatoum, Jorge Caldeira e Humberto Werneck. Criadores, artistas e personalidades da cultura são outro destaque da programação: Leda Catunda Arnaldo Antunes, Lobão, Denise Stoklos, Danilo dos Santos de Miranda, Augusto Rodrigues e Julio Medaglia, além de Alfredo Manevy, secretário executivo do Ministério da Cultura.
Já do exterior, são aguardadas as presenças da editora de cultura do jornal espanhol El Mundo, Blanca Berasategui; da escritora e crítica literária argentina, Beatriz Sarlo; da editora de cultura do jornal argentino El Clarín, Raquel Garzón; do jornalista e escritor norte-americano, Eric Lax; do escritor e professor norte-americano, Mark Dery; e do editor adjunto da revista francesa Le Magazine Littéraire, Hervé Aubron.
O evento tem o apoio cultural de 10 entidades de ensino (Puc-SP, Cásper Líbero, Eca, Mackenzie, Unesp, UFRJ, Ufrgs, Unicamp, Metodista e Puc-RS). Outras instituições representativas como CPFL Cultura, Imprensa Oficial, Centro Cultural da Espanha, Folha de S. Paulo, Sesc SP, Embaixada da Espanha, Tuca, Sindicato dos Jornalistas de SP, CosacNaify e ABI são apoiadoras do Congresso.
Mais conteúdo: Leia mais.

Nenhum comentário: