segunda-feira, março 08, 2010

Grupo Experimental de Teatro abre inscrições para oficina
Em março, o Grupo Experimental de Teatro (GET), sob coordenação de Maurício Guzinski, retornará às atividades com a criação de um novo módulo para montagem de textos, desta vez, sobre a obra de Nelson Rodrigues.Para o módulo “Montagem de Textos de Nelson Rodrigues”, o GET recebe inscrições até o dia 12, para a audição que acontecerá no dia 23. As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da cultura (SMC), à avenida Érico Veríssimo, 307, tel.: 3289-8064, cac@smc.prefpoa.com.br).O módulo sobre Nelson Rodrigues irá ocorrer às terças e sextas-feiras de abril e maio, sob coordenação de Mauricio Guzinski (ator, diretor e professor de teatro da Secretaria Municipal de Cultura). Já o módulo sobre Jorge Andrade permanecerá em estudo nas segundas e quintas-feiras. O grupo que vem trabalhando desde outubro de 2009 continuará aprofundando a investigação do ator em sua relação com a palavra e verificando a possibilidade de incluir novos textos do dramaturgo no espetáculo - espécie de work in process - Para Dentro do Labirinto. Os dois grupos terão um trabalho comum de voz sob a orientação de Laura Backes (atriz, coreógrafa e técnica em cultura da SMC).O último módulo realizado pelo GET resultou no experimento “Para dentro do labirinto”, sobre a obra de Jorge de Andrade. Apresentado em dezembro e janeiro na Sala Álvaro Moreyra, o espetáculo obteve uma positiva receptividade do público.Sobre Mauricio Guzinski:ator, diretor e professor de teatro. Licenciado em Arte Dramática, Bacharel em Direção Teatral e Especialista em Teatro Contemporâneo, DAD/UFRGS. Atuou em “Encontro no Bar”, “Dercybiônica”, “Macbeth”, “Fullano”, “Tragikos”, entre outros. Dirigiu “Dona Possança”, “Antonio Chimango” (Açorianos Especial pela Criação, 1985), “Macbeth” (Açorianos de Melhor Cenário e Figurino, 1989), “Amores & Facadas” (Açorianos Melhor Ator Coadjuvante, 1992), etc. Participou da International School of Theater Antropology, 1994 e 1996. Fez estágios com Eugenio Barba e o Odin Teatret, em Holstebro, Dinamarca (1995) e com Gabrielle Roth, NY, EUA (2003). Professor da SMC, desde 1985, onde foi diretor da Oficina Teatral Carlos Carvalho e do Teatro Renascença, criou o Núcleo de Investigação Usina do Trabalho do Ator, realizou a Mostra Antropologia Teatral e Cultura Brasileira, coordena o Concurso Nacional de Dramaturgia – Prêmio Carlos Carvalho e o Grupo Experimental de Teatro.
Sobre Laura Backes:Atriz formada em Artes cênicas pelo DAD/UFRGS, onde atualmente conclui o mestrado com pesquisa focada na relação voz-corpo-emoção. Participou de espetáculos como O Barão nas Árvores, direção de Roberto Oliveira e o musical A paixão dos mendigos, direção de Paulo Gaiger, nos quais cantava e atuava. Integrou o Coral da UFRGS e o Grupo Vocal Mandrialis. Participou dos espetáculos de Dança Ache seu Par e Física Prática I. Alia, em sua formação, o trabalho corporal com acrobacia e dança contemporânea (com Leela Alaniz, Dagmar Dorneles, Jussara Miranda, Luciane Coccaro e Cibele Sastre) com cursos na área de voz (com Sonya Prazeres, Meredith Monk /EUA e Pantheatre/França).
Serviço Inscrições para Módulo Montagem de Textos de Nelson RodriguesPeríodo: 2 a 12 de março de 2010Local: Cordenação de artes cênicas – CACErico Veríssimo, 307, tel.: 32898064 – cac@smc.prefpoa.com.br Apresentar currículo e carta de intençãoRealização: Prefeitura de Porto Alegre - Secretaria Municipal da Cultura

Nenhum comentário: