Translate

terça-feira, março 09, 2010

Tambor da Aldeia comenta casos de condenação
RBS TV de Florianópolis terá que indenizar mulher por exibir sua imagem em matéria sobre traição

O Boletim Eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Tambor da Aldeia, registra esta semana casos como o da RBS TV de Florianópolis, que foi condenada a pagar R$ 50 mil por ter exibido a imagem, sem autorização, de Carmem Mência, em reportagem sobre infidelidade. “O uso indevido da imagem da autora ofendeu sua dignidade e honra, repercutindo negativamente em seu trabalho, pois viu-se rotulada como mulher ‘disponível na noite’ colocando inclusive sua reputação e sua fidelidade conjugal à prova”, destacou o juiz em seu relatório.
Em Brasília, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Celso de Mello e livrou o jornalista Juca Kfouri de indenizar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Em 1999, Kfouri criticou na revista Lance! uma entrevista concedida por Teixeira a um jornalista da revista Playboy. Nela, o presidente da CBF teria respondido às perguntas “sem nenhuma preocupação com a ética ou com a verdade”, disse Kfouri. Para o jornalista, o salário de Teixeira como dirigente da CBF, de aproximadamente R$ 17 mil, seria pouco. O presidente da CBF entrou com uma ação contra o jornalista, alegando que a matéria era ofensiva.
Pelo mundo, o governo da Venezuela negou o pedido da empresa 1BC - proprietária da RCTV - para a criação de dois canais a cabo, com linha editorial crítica ao governo Chávez. A negativa foi justificada sob a alegação de que a 1BC não cumpriu o prazo para a criação de um novo canal, o RCTV Internacional e o pedido para a transmissão do segundo, RCTV Mundo, não atendia às regras do setor.
Já em Cuba, o jornalista Guillermo Farinãs, em greve de fome e sede para protestar contra a morte do preso político Orlando Zapata Tamayo, voltou para sua casa após ter sido hospitalizado no início de março. Alimentado por via intravenosa após perder os sentidos, Fariñas afirmou que não vai desistir da greve de fome.
O Tambor da Aldeia é uma publicação online semanal, que apresenta a resenha das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. As notícias também podem ser conferidas aos sábados, durante o programa Conversa de Jornalista, transmitido pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre.
A ARI disponibiliza o e-mail imprensalivre@ari.org.br para denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O boletim tem pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero.
Leia também em Coletiva.net:
RBS TV de Florianópolis terá que pagar indenização

Nenhum comentário: