quinta-feira, fevereiro 12, 2009

*A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) e o Centro de Microgravidade/Laboratório de Fisiologia Aeroespacial John Ernsting promovem o curso de especialização em Fatores Humanos na Aviação. A atividade é voltada a profissionais que pretendem desenvolver competências nas áreas de saúde aeroespacial e fatores humanos na aviação, especialmente pilotos de aeronaves, comissários, profissionais de segurança de voo, engenheiros, gestores de empresas aéreas, médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e pedagogos. As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã, podendo ocorrer atividades em outros dias.
As inscrições estão disponíveis entre os dias 2 e 27 de março. Informações adicionais também no telefone (51) 3320- 3542, site www.pucrs.br/faca/especializacao ou e-mail ciencias-aeronauticas@pucrs.br.
A relação completa sobre outras especializações oferecidas pela Universidade podem ser conferidas no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*Uma nova medicação para o tratamento da insuficiência cardíaca começará a ser testada no Brasil. A pesquisa englobará mais de 30 países e seis mil pacientes. No Brasil, em torno de 20 centros e mais de 300 pacientes participarão do estudo, que tem financiamento do laboratório Novartis. A medicação alisquireno, já utilizada em pessoas com hipertensão arterial, bloqueia o sistema chamado Renina-Angiotensina-Aldosterona ¿ sistema que se encontra superestimulado em pacientes com insuficiência cardíaca e que é responsável pelos sintomas da doença, tais como fadiga, cansaço e inchaço das pernas.
O coordenador do estudo no Brasil será o chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Luiz Carlos Bodanese. O médico explica que a intenção é verificar a segurança e eficácia do medicamento para a diminuição das complicações e da mortalidade associadas à insuficiência cardíaca. O início do estudo está previsto para o final do primeiro semestre de 2009. Além do Hospital São Lucas, pelo menos outras duas instituições gaúchas deverão participar da pesquisa.
Atualmente, o trabalho está na fase de aprovação dos centros e regulamentação dos requisitos científicos e éticos. ¿Os pacientes serão acompanhados durante dois anos. Deveremos ter o resultado final em quatro anos¿, salienta o coordenador nacional da pesquisa. Já existem no mercado medicamentos que bloqueiam o sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona e que mostram benefícios, mas a expectativa é de que o alisquireno demonstre capacidade de bloqueio semelhante ou até mesmo superior aos demais bloqueadores do sistema renina ativado. O estudo avaliará fatores como redução na mortalidade cardiovascular e tempo de hospitalização por insuficiência cardíaca.
Poderão participar do estudo pessoas com mais de 18 anos e que apresentem manifestação clínica de insuficiência cardíaca, com ecocardiograma que identifique o comprometimento cardíaco. As doenças cardíacas representam em torno de 35% dos óbitos da população. Dentro deste percentual, a insuficiência cardíaca aparece como uma das principais causas. O problema acomete especialmente pacientes idosos. Dados do Datasus mostram que cerca de 370 mil internações foram realizadas em 2003 no Brasil, com um custo calculado em R$ 200 milhões. Mais de 25 mil óbitos foram registrados neste período. ¿Novas opções terapêuticas são desejáveis para se evitar hospitalizações e o alto custo das internações hospitalares e para promover melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de insuficiência cardíaca¿, destaca Bodanese.
(51) 3320-3445 - imprensa.hsl@pucrs.br - www.hospitalsaolucas.pucrs.br
*Os Laboratórios Especializados em Eletro-Eletrônica Calibração e Ensaios da PUCRS (Labelo) receberam a visita do responsável internacional da Underwritres Laboratories (UL) para área de equipamentos para atmosferas explosivas, Brian Schneider. A UL é uma marca mundial no segmento da certificação de produtos. A visita ocorreu no final de janeiro.
Schneider trabalha na Dinamarca e esteve no Labelo acompanhado da representante da UL do Brasil, localizada em São Paulo, Denise Ferreira, para conhecer as novas instalações do Labelo, que podem ser consideradas uma das mais modernas do mundo. A DEMKO da Dinamarca (entidade subsidiária da UL na Europa), está em fase de ampliação e modernização de suas instalações.O Laboratório de Equipamentos para Áreas Classificadas do Labelo possui acreditação no INMETRO e opera com elevados níveis de automação, comparáveis aos de laboratórios de referência na área). Realiza ensaios para empresas que fornecem equipamentos para toda a cadeia do petróleo (plataformas, refinarias e postos de combustíveis) assim como para a área da petroquímica. O Labelo está localizado no Campus Central da PUCRS, no prédio 30, Bloco A, Sala 200 (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre).

Nenhum comentário: