sexta-feira, fevereiro 13, 2009

*No próximo dia 8 de março, serão realizadas as provas objetivas do concurso público para o provimento de vagas no Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa). Foram confirmadas as inscrições de 1539 pessoas.
O processo seletivo oferece 15 vagas para ensino superior, técnico e médio. As remunerações para uma carga horária semanal de 30 horas variam entre R$ 795,60 e R$ 1,3 mil.
As vagas de ensino superior são para os cargos de administrador (06), atuário (01) e economista (02); no ensino médio as vagas são para assistente administrativo (03) e no ensino técnico para técnico em contabilidade (03).
Horários e locais das provas.
*A segunda etapa de matrículas para alunos da rede municipal de ensino será encerrada hoje, 13. Essa fase é destinada aos candidatos à transferência, para alunos do Ensino Fundamental, e reingresso, para alunos do Ensino Médio. Os interessados devem procurar a escola nesse período para tomar conhecimento do resultado. O número de matrículas e a formação definitiva das turmas estarão completos no final de fevereiro, quando todas as etapas de matrículas estiverem concluídas.
Os alunos que solicitaram transferência ou reingresso terão de 16 a 20 de fevereiro para realizarem sua inscrição, já na escola para a qual foram designados. A matrícula poderá ser efetivada pelo próprio aluno, ou pelos pais ou responsáveis, se o candidato tiver menos de 18 anos.
A documentação necessária inclui atestado de vaga, fornecido pela Central de Matrículas ou pela escola de destino, histórico escolar, fornecido pela escola de origem, cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade e comprovante de residência.
Não comparecendo no prazo estabelecido, o aluno perderá a vaga. As aulas nas escolas municipais iniciam em 4 de março.
Confira a organização da prefeitura para a volta às aulas 2009.
*A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) divulga, com base em análise realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), que todos os pontos das praias do Lami e de Belém Novo estão próprios para banho neste final de semana. O conceito de balneabilidade está definido na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).Considera-se própria para banho a água que, ao ser analisada, apresente, num conjunto de cinco amostras coletadas, apenas uma amostra com mais de 800 coliformes fecais por 100 mililitros.
Pontos com águas próprias para banho:
Praia do Lami:Posto 1 (Extremo Sul)Posto 2 (em frente à Rua Luis Feula)Posto 3 (em frente à Rua José Bernardes)Posto 4
Praia de Belém Novo:
Posto 1 (Leblon)Posto 2 (próximo ao antigo Restaurante Poletto)Posto 3 (Veludo). Mais esclarecimentos podem ser obtidos junto ao Programa Guaíba Vive pelo telefone 3289-7515 ou e-mail guaibavive@smam.prefpoa.com.br.
*O Governo do Estado, através da Fundação Zoobotânica do RS, estará participando das comemorações do 50º aniversário do município de Barra do Ribeiro, de 16 a 20 de corrente, junto ao calçadão, com uma mostra do ecossistema banhado.
Os banhados são ambientes naturais alagados, de modo temporário ou permanente, onde habitam plantas e animais adaptados à vida sob a influência da água. Inúmeras espécies de plantas aquáticas, peixes, anfíbios, répteis e aves, além de moluscos e insetos, entre outros, compõem uma biota exuberante típica destes ecossistemas. Em outras regiões do País são conhecidos como pântanos, brejos ou várzeas. Desempenham funções importantes como controle de inundações, carga e descarga de água subterrânea, proteção contra erosão, filtro natural de substâncias poluidoras, retenção de sedimentos, manutenção da diversidade biológica e locais de recreação, educação e pesquisa. Muitos ainda os consideram como áreas insalubres e sem utilidade, o que tem ocasionado sua destruição por aterros para obras de infra-estrutura, pela deposição de lixo e por drenagem para uso agropecuário.
A mostra é coordenada pelo Museu de Ciências Naturais/FZB-RS.
O Museu de Ciências Naturais/FZB-RS fica na Rua Dr. Salvador França, 1427 - Jardim Botânico e as salas de exposições permanente e de curta duração estão abertas para visitação pública de 3ª feira a domingo, das 9h às 17h. Informações pelo telefone 3320.2032 ou pelo email museamb@fzb.rs.gov.br.

Nenhum comentário: