domingo, fevereiro 08, 2009

*Travessia entre Nós segue temporada em fevereiro na sala 502 do Centro Cultural Usina do Gasômetro. O monólogo dirigido por Celso Veluza conta com a atuação de Gabriel de Negreiros. O espetáculo alia o denso conteúdo do texto de Nietzsche à performance corporal de Negreiros e à direção de Veluza. Destaque também para a trilha sonora, que inclui o compositor alemão Richard Wagner e o heavy metal da banda alemã Rammstein.
Baseada em fragmentos do livro Assim Falava Zaratustra, do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, a peça conta as inúmeras faces do homem dentro e fora de seu universo, buscando uma reflexão sobre os valores mundanos no que tange a relação homem-sociedade. O trabalho aborda os conceitos de Estado, religião e a libertação do ser humano
O espetáculo Travessia entre Nós integra o projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Direção: Celso VeluzaAtor: Gabriel de NegreirosO quê: Travessia entre Nós – Cia A Hora do AnjoQuando: 7, 8, 14 e 15 de fevereiro (sábados e domingos) às 20hOnde: Sala 502, 5° andar do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551)Ingresso: R$ 10 (desconto de 50% para estudantes, idosos, classe artística e assinantes do Correio do Povo)
*As 94 escolas da rede municipal de ensino já se preparam para receber os alunos no ano letivo de 2009. As aulas começam dia 4 de março. No dia 3, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realiza a Aula Inaugural, que acontecerá em quatro locais da cidade, atendendo aos mais de cinco mil servidores, entre professores, diretores e funcionários. A relação de alunos e vagas será divulgada após o encerramento do processo de matrícula.
Em março do ano passado, 57.760 estudantes estavam matriculados. Neste ano, cerca de 50 mil alunos já constam no sistema de matrículas. Segundo o setor de Ajustamento de Vagas da Smed, esse número tende a aumentar em razão das matrículas de transferência que ocorrerão entre 16 e 20 de fevereiro.
Os professores da rede iniciam as atividades na segunda-feira, 2 de março. No evento do dia 3, os educadores assistirão a palestras apresentadas por pedagogos de diferentes instituições de ensino superior da capital. Os temas foram propostos pelos diretores das escolas, em reunião com a secretária municipal de educação, Cleci Jurach.
*A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) realizará, neste final de semana, em diferentes locais, atividades esportivas e recreativas para as pessoas que ficarão na cidade. Na Zona Sul, amanhã, 7, e domingo, 8, vai ocorrer a Ativação Esportiva do Lami (avenida Beira-Rio, 79), das 14h às 19h. Estão programados torneio de vôlei de duplas nas categorias mista (até 12 anos), masculina (de 13 a 15 anos) e força livre (masculina e feminina), torneio de tênis de mesa e desafio esportivo de basquete. No domingo, o ônibus Brincalhão completará as atividades infantis. Nas quadras de areia do Parque Marinha do Brasil, na avenida Borges de Medeiros (em frente ao shopping Praia de Belas), será disputada mais uma rodada dupla do tradicional Circuito de Vôlei de Praia de Porto Alegre. Os jogos, válidos pelas 11ª e 12ª rodadas na modalidade masculina e pela 6ª rodada na modalidade feminina, começam a partir das 15h. As inscrições podem ser feitas até as 14h30, no sábado e no domingo.
*Os custos com telefonia na Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) deverão ser reduzidos em 50%. A economia ocorrerá devido à interligação da SMTUR à Rede Digital de Telefonia Municipal (RDTM). A adoção da nova tecnologia possibilitará que todos os setores da SMTUR façam ligações telefônicas ramal a ramal com os demais órgãos da administração municipal, a custo zero e sem a interferência de operadoras privadas.
Além da economia com as ligações ramal a ramal, cairá também o custo nas ligações externas de telefone fixo para fixo ou celular. A RDTM realiza a seleção automática do menor custo oferecido pelas operadoras no momento de cada ligação. Atualmente operam pelo sistema 80% dos 9 mil ramais telefônicos da prefeitura, gerando economia anual de R$ 7,2 milhões com a mudança.
A conexão das linhas é viabilizada por meio da Infovia Procempa, rede de fibra óptica com mais de 400 Km de extensão no município. O telefone da SMTUR mudou para (51) 3289.6700.

Nenhum comentário: