quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Wikipedia - áudio e vídeo?

Iara Rech

Sim, graças a US$ 6 milhões obtidos junto a 150 mil doadores e colaboradores. A Wikipedia Foundation é uma organização com 23 pessoas contratadas. É comum que peça doações, mas conseguir US$ 6 milhões, um terço deste valor em uma semana, como resultado de um chamamento através da rede, é um fato admirável.
“Vamos continuar com o sistema de doações, que funciona muito bem”, disse Jimmy Wales, o fundador da Wikipédia, ao El País, na entrevista em Nova York em que anunciou as mudanças. “E, quando for necessário, faremos pedidos concretos para temas e campanhas virtuais. A publicidade, como sempre, será descartada”.
A rede, a quarta mais visitada na internet, e a única entre as 50 maiores sem fins lucrativos, entrará agora em áudio e vídeo, descartando qualquer concorrência com o YouTube. Diz Jay Walsh, responsável pela comunicação, que a Wikipédia já no momento está em condições de armazenar grandes arquivos em áudio e vídeo.
“Não é um modelo comparável ao YouTube porque trabalhamos com grande volume de informações, e temos recursos limitados, mas o armazenamento e a banda larga estão cada vez mais baratos e isto nos permite que nós mudemos”. Ao “El País” foi mais longe: disse que, na sua opinião, a tecnologia do sofwtare livre, base de toda a infraestrura da enciclopédia, “é a chave para permitir esta mudança”. Nos últimos meses a enciclopédia multiplicou por 20 a capacidade de seus servidores, graças à doação de equipamentos. Agora, os 159 mil voluntários que escrevem e editam seus conteúdos de forma anônima e sem retribuição podem pensar em áudiovisuais em lugar de restringir-se à palavra escrita.
“Antes não podíamos abrigar arquivos grandes e tampouco dispúnhamos de banda suficiente, e isto está mudando”, afirma Brion Vibber, responsável tecnológico da Wikipedia. “Os limites serão cada vez mais amplos e, quando necessário, incluir um vídeo de alta qualidade.”
A comparação com o YouTube toca num ponto-chave. Jimmy Wales descarta qualquer área de contato: “A Wikipedia enfatiza que a inclusão de vídeos ou gravações de áudio se limita exclusivamente a materiais de domínio público ou livres de direitos, para evitar problemas legais e custos extras”. (Coletiva.Net)

Nenhum comentário: