domingo, fevereiro 08, 2009

*Fornecer aos profissionais das mais diversas áreas conhecimentos sobre negócios internacionais, de forma que possam atuar na comercialização de bens e serviços, é o objetivo principal do novo curso de especialização em Comércio Internacional, que será realizado no Campus Uruguaiana. Promovido pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face), do Campus Central da PUCRS, e a Faculdade de Administração, Contabilidade e Informática (Faci), é direcionado a profissionais com nível superior nas mais diversas áreas e que desejem adquirir ou atualizar seus conhecimentos em comércio internacional. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 15 de dezembro. Dentre as disciplinas que serão oferecidas estão "Operações de exportação", "Negociação internacional"; "Transportes internacionais"; "Gestão de serviços em comércio internacional" e "Marketing internacional", entre outras. De acordo com uma das coordenadoras do curso, professora Moema Pereira Nunes, dentre os pontos fortes dessa nova especialização é qualidade do corpo docente. Além de professores dos campi de Porto Alegre e Uruguaiana da PUCRS, ministrarão as aulas professores de outras instituições de ensino gaúchas, da Universidade do Centro de Estudos Macroeconômicos da Argentina (Ucema) e profissionais vinculados à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), todos com experiência docente e no mercado.
O curso será realizado em 15 meses, com início em março de 2009 e término em junho de 2010 (incluindo o período de desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso). As aulas ocorrerão nas sextas-feiras à noite a aos sábados pela manhã e à tarde.
O processo de inscrição pode ser feito até 6 de março de 2009, pelo site do Campus Uruguaiana (www.pucrs.campus2.br). Empresas ou associações que inscreverem grupos de alunos poderão negociar um desconto nas mensalidades.
*A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro-RS) premiou os melhores trabalhos de conclusão realizados pelos alunos do curso de Ciência de Computação e Sistemas de Informação da Faculdade de Informática da PUCRS (Facin). Os prêmios foram entregues aos alunos Frederico Hahn Pesente e Henrique Mezzono Schneider, do curso de Sistemas de Informação, pelo trabalho "Icfilter ¿ Uma Ferramenta de Filtro de Conteúdo de Acesso à Internet", orientado pelo professor Celso Maciel da Costa; e para o bacharel Volmar Sérgio Ramos de Oliveira Júnior, do curso de Ciência de Computação, pelo trabalho "Simulação de Multidões em Situação de Emergência", com orientação da docente Soraia Raupp Musse. Volmar receberá sua premiação na colação de grau em gabinete. Critérios como inovação, técnicas empregadas e aplicabilidade foram empregados para escolher os vencedores. Os concorrentes foram indicados pela Facin de acordo com o grau atribuído em sua avaliação acadêmica. A avaliação da Assespro foi feita por seus diretores.
*Nutricionistas e outros profissionais graduados que atuam ou querem abrir um negócio na área de alimentação, como restaurantes, têm a oportunidade de se qualificar por meio de um novo curso oferecido pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia e pela Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS.
A especialização em Gestão e Empreendedorismo na Área de Alimentos contará com professores de ambas as faculdades e abordará temas como "Gestão da qualidade em alimentos", "Enologia", "Gestão de pessoas", "Marketing em alimentos", "Planejamento de cardápios" e "Gastronomia e sustentabilidade". Estão previstas também visitas técnicas e a realização de aulas práticas. Além de professores da PUCRS, ministrarão as aulas convidados de outras entidades, todos com sólida formação e experiência profissional em suas áreas.
Ao final, o aluno poderá escolher entre fazer um trabalho de conclusão de curso ou um plano de negócios, podendo utilizar esse plano, posteriormente, no seu próprio empreendimento.
As aulas ocorrerão de março de 2009 a junho de 2010, às terças-feiras à noite e aos sábados pela manhã. Os horários foram pensados para facilitar ao público, visto que não poderiam ser às quintas ou sextas-feiras à noite, por exemplo, dias de maiores movimentos em estabelecimentos como restaurantes.
As inscrições podem ser feitas pelo
site www.pucrs.br/face/cursoslatosensu/alimentos.php. Empresas que formarem grupos poderão ter desconto nas mensalidades.

Nenhum comentário: