sexta-feira, março 20, 2009

*A contratação emergencial de professores para a rede municipal de ensino (RME) estará finalizada até amanhã. Serão chamados 159 profissionais, que garantirão o ensino enquanto os concursados não podem ser efetivados (acesse a convocação para admissão - Anexo V do Edital nº 50 na edição eletrônica do Diário Oficial de Porto Alegre de hoje). O chamamento foi iniciado a partir da constatação da carência de educadores em sala de aula. Foi realizado concurso em janeiro deste ano, mas a efetivação dos aprovados só poderá ocorrer em meados de 2009.
"Não podemos deixar nossos alunos sem aula por meio ano, por isso estamos agindo de maneira emergencial", esclarece a secretária de Educação, Cleci Jurach. As contratações podem se estender em até 120 dias. Após esse período, serão encerradas automaticamente. O prazo é suficiente para a finalização do processo de homologação dos nomes aprovados no concurso. Os contratos temporários serão encerrados a medida em que os concursados forem efetivados.
Uma solicitação de proibição da contratação foi solicitada ao Ministério Público, que não aceitou o pedido. O tema foi debatido em reunião no gabinete da Smed no início de março, com a Associação de Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), que trouxe sua preocupação com os contratos temporários e teve suas dúvidas esclarecidas pela secretária.

Nenhum comentário: