segunda-feira, março 16, 2009


*A bióloga alemã Christiane Nüsslein-Volhard (foto), ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina/Fisiologia, em 1995, marcará sua primeira vinda ao Brasil com o desembarque na PUCRS para abrir o Ciclo de Palestras "Evolução: Transversalidades", no qual iniciará as discussões sobre o legado de Charles Darwin, "o maior biólogo teórico de todos os tempos", como o define. A palestra será na próxima quarta-feira, 18 de março, às 18h30min, no teatro do prédio 40 do Campus Central, com entrada franca e tradução simultânea. O tema será "Questões da Evolução". Um dos pontos que a docente da Universidade de Tübingen e diretora do Departamento de Genética do Max Planck Institute for Developmental Biology defende é a atualidade dos registros feitos pelo naturalista inglês. Ela afirma que "se Darwin não tivesse anotado o que observou na natureza, teríamos perdido definitivamente importantes informações. Hoje em dia ninguém consegui ria essa riqueza de observações".
Entre as maiores polêmicas envolvendo o darwinismo está a eugenia, interpretação equivocada feita por muitos cientistas, ainda no século 19, trocando a expressão "sobrevivência do mais apto", cunhada por Darwin, ao se referir ao mundo animal, pela "sobrevivência do mais capaz", no sentido de força, defendida pelo primo do naturalista, Francis Galton, e pelo filósofo inglês Herbert Spencer, transpondo a teoria para o foco social ao propor a criação de uma raça nórdica superior. Esse pensamento, décadas depois, embasaria barbáries lideradas por Adolf Hitler, no Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.
Na visão de Chistiane, a palavra "seleção" ainda é vista criticamente quando se abordam conceitos fundamentais da biologia em seu país. A abordagem deste e demais temas instigantes, como a relação entre o evolucionismo e o criacionismo, a biodiversidade e a filosofia irão conduzir os debates, propondo "a avaliação crítica da contribuição de Darwin e a atualidade de sua pesquisa sob um olhar multi e transdisciplinar", acrescenta o professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Draiton de Souza, coordenador do Ciclo.O que: Palestra com a prêmio Nobel de Medicina/Fisiologia, em 1995, Christiane Nüsslein-Volhard, na abertura do Ciclo de Palestras "Evolução: Transversalidades"Tema: "Questões da Evolução"Horário: 18h30minLocal: teatro do prédio 40 do Campus Central da UniversidadeEntrada franca, com tradução simultânea

Nenhum comentário: