sexta-feira, março 20, 2009

*A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) e o Centro de Microgravidade/Laboratório de Fisiologia Aeroespacial John Ernsting promovem o curso de especialização em Fatores Humanos na Aviação. A atividade é voltada a profissionais que pretendem desenvolver competências nas áreas de saúde aeroespacial e fatores humanos na aviação, especialmente pilotos de aeronaves, comissários, profissionais de segurança de voo, engenheiros, gestores de empresas aéreas, médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e pedagogos. As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã, podendo ocorrer atividades em outros dias. As inscrições estão abertas até 27 de março. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320- 3542, no site www.pucrs.br/faca/especializacao ou e-mail ciencias-aeronauticas@pucrs.br.
A relação completa de especializações oferecidas pela Universidade pode ser conferidas no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*Temas jurídicos que geram polêmica serão abordados na 15ª edição da Semana Acadêmica Maurício Cardoso, organizada pelo Centro Acadêmico Maurício Cardoso (Camc) da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir). Serão debatidos temas que envolvem Direito Constitucional, Penal e Processual Penal, Civil e Processual Civil, do Consumidor, Tributário, Trabalhista e Empresarial. Haverá, também, painel sobre "Movimentos Sociais e o Estado".
"A crise mundial e o Estado Democrático de Direito"; "A CLT e o Direito do empregado"; "Guarda compartilhada"; e "Crimes de lavagem de capitais e evasão de divisas", serão alguns dos assuntos tratados. Entre os ministrantes estão a coordenadora executiva do Programa de Defesa do Consumidor (Procon-RS), Adriana Burger, políticos, advogados e professores da Fadir. As palestras serão realizadas entre os dias 24 e 26 de março, nos turnos da manhã, tarde e noite, com exibição de filmes sobre os debates à tarde. A solenidade de abertura contará com a presença do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB/RS), Cláudio Lamachia, do prefeito da Capital, José Fogaça, entre outros convidados. Além de propiciar debates e reflexões, a Semana Acadêmica busca arrecadar alimentos não-perecíveis para serem doados para o Instituto do Câncer Infantil. As inscrições, com desconto para alunos da Universidade, variam entre 20 e 25 reais e podem ser feitas diretamente no Camc, térreo do prédio 11 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre), até 24 de março, às 18h.
Outras informações com Rafael Alvim pelo telefone (51) 9340-1225 e pelo e-mail camc.presidente@gmail.com.
*Na próxima segunda-feira, 23 de março, o "Seminário Economia às 5 e ½", retoma as atividades com a palestra "Explicações alternativas sobre o aumento da demanda por trabalho qualificado na indústria no Brasil, 1997-2003". A atividade será ministrada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Economia PUCRS Paulo Jacinto.
O seminário é promovido pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) e será realizado às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
*O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será tema de debate na próxima quinta-feira, 26 de março, em encontro realizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). Participam os professores da Universidade Juremir Machado da Silva (Faculdade de Comunicação Social da PUCRS - Famecos), Luiz Antonio de Assis Brasil e Marisa Smith (Letras) e o professor de Letras da Ufrgs Valdir Flores, que estarão a disposição do público para esclarecimentos, perguntas, dúvidas. Na mesma data será lançada a obra "Acordo Ortográfico: questões para além da escrita", publicação da Editora Universitária (Edipucrs) com artigos e dicas sobre o Acordo. O livro dispõe de inúmeros ensaios de professores da Universidade e de outras instituições, com destaque para o texto do professor Carlos Reis, da Universidade Aberta de Lisboa. A organização é da diretora da Fale, Maria Eunice Moreira, que apresentará a obra ao público no dia da palestra, e das professores Marisa Smith e Jocelyne Bocchese. O encontro será às 19h30min, no auditório do prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca e as inscrições serão feitas no local. Informações pelo telefone (51) 3320-3528.

Nenhum comentário: