quarta-feira, março 18, 2009

*No ano em que se comemora o bicentenário de Charles Darwin, chega, à Porto Alegre, a vencedora do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina, em 1995, a Profª Dra. Christiane Nüsslein-Volhard, da Universidade de Tübingen, Alemanha.
Em sua permanência na cidade, a Doutora Cristiane demonstrou interesse em conhecer o trabalho realizado no Jardim Botânico de Porto Alegre e no Museu de Ciências Naturais, oportunidade em que estará visitando a Fundação Zoobotânica do RS, no próximo dia 19, às 9h. A pesquisadora, que será acompanhada em sua visita à FZB pela Bióloga Luiza Chomenko, conhecerá as pesquisas que estão sendo realizadas na área da biodiversidade – fauna, flora e ecossistemas associados, bem como as instalações da FZB – estufas, banco de sementes, coleções científicas e laboratórios.
Estudiosa dos processos evolutivos, a Doutora Nüsslein-Volhard, realiza pesquisas na área da Biologia do Desenvolvimento, trazendo importantes contribuições sobre a regulação dos genes no desenvolvimento dos embriões e as evidências quanto às
pressões seletivas que tornam os indivíduos adaptados ou não ao ambiente de maneira muito precoce. Segundo a pesquisadora “Darwin é, até o momento, o maior biólogo teórico de todos os tempos”.
A Doutora Cristiane recebeu o Prêmio Nobel pelas suas pesquisas na área da Imunologia, compartilhado com Edward B. Lewis e Eric F. Wieschaus por suas descobertas relativas ao controle genético do desenvolvimento embrionário inicial.
No dia 18 – quarta-feira, às 18h30, a pesquisadora estará proferindo palestra no Teatro do Prédio 40, da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681), sobre moscas e peixes e o surgimento dos vertebrados, com tradução simultânea e entrada franca. A palestra é uma das atividades do Ciclo de Palestras: "Evolução: Transversalidades". A promoção é da Associação dos Ex-Bolsistas da Alemanha - AEBA/RS, do Instituto Goethe e da PUCRS. Informações poderão ser obtidas com o Prof. Draiton de Souza, pelo cel. 99576875. http://www.pucrs.br/mct/evolucao/index.html.

Nenhum comentário: