quarta-feira, março 18, 2009

*A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) integrará as comemorações da 50ª Semana de Porto Alegre, de 21 a 29 deste mês, com uma programação especial. Para homenagear os 237 anos da cidade, o city tour Linha Turismo realizará passeios noturnos temáticos para portoalegrenses e turistas apreciarem a capital gaúcha de um maneira diferente.O roteiro especial será realizado a partir do dia 24 até 29, com saídas às 19h do terminal de embarque (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa).
O roteiro será o tradicional, que contempla atrativos do Centro Histórico e bairros próximos. Um ingrediente novo será a abordagem que os guias de turismo farão durante os passeios sobre personalidades que fizeram história em Porto Alegre e que têm seus nomes vinculados a muitos dos locais por onde o ônibus turístico passa. É o caso de Mário Quintana, Anita Garibaldi, Elis Regina, Érico Veríssimo, entre outros.
Segundo a guia de turismo Cristiana Frantz Gauer, será um passeio diferente, com informações mais amplas do que as repassadas nos demais roteiros. "Daremos mais ênfase aos personagens, que de alguma maneira, se destacaram e contribuíram para a história e a cultura da cidade", explica. O roteiro terá duração de uma hora e meia. O valor das passagens é R$ 8,00, no primeiro piso, e R$10,00, no andar panorâmico.
Semana da Leitura - Integrando as comemorações de aniversário da cidade, a 4ª Semana da Leitura sobre Porto Alegre, que acontece de 19 a 28, terá o apoio da SMTUR que no dia de abertura levará a Boneca Anita - Tchê Mirim à escola estadual Dolores Alcaraz para contar histórias para crianças até a 4ª série. O mesmo acontecerá nos dias 24 e 25 nas escolas municipais Aurélio Reis e João Batista de Lacerda, respectivamente. Ainda no dia 19, às 13h30, as crianças da escola estadual Marechal Mallet farão um passeio no Linha Turismo, no roteiro pela Zona Sul.
Nos dias 26 e 27 de março, uma equipe do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) fará uma apresentação dos principais pontos turísticos da capital nas escolas estaduais Jardim Lindóia e Oswaldo Aranha para crianças de 2ª a 4ª séries. A Semana da Leitura é um projeto comunitário, de iniciativa da Associação de Moradores do Jardim Ipiranga.
Dia Mundial da Água - No domingo, 22, a SMTUR também apoaiará as atividades organizadas pelo DMAE comemorativas ao Dia Mundial da Água,. O tema será incluído em todos os passeios regulares do ônibus Linha Turismo, quando os guias do city tour explicarão as obras realizadas no setor e sua importância para a cidade. Os passageiros receberão ainda material informativo e copos de água disponibilizados pelo DMAE.

Nenhum comentário: