quinta-feira, março 19, 2009

* Pelo menos 600 expectadores assistiram, na noite desta quarta-feira, à palestra da bióloga alemã Christiane Nüsslein-Volhard, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina/Fisiologia, em 1995, e pesquisadora da Universidade de Tübingen. Sua apresentação intitulada "Sobre moscas e peixes: o surgimento dos vertebrados" lotou o teatro do prédio 40 e mais dois auditórios na abertura oficial do Ano Darwin na PUCRS.
Eram 18h15min quando se esgotaram os mais de 350 lugares do teatro, enquanto centenas de estudantes, professores, profissionais da área científica e público interessado formavam uma grande fila para entrar. Para acomodar a todos, foram abertos mais dois auditórios no Campus Central, com transmissão simultânea do evento, que também pôde ser acompanhado ao vivo pelo site do Museu de Ciências e Tecnologia (MCT).
O Reitor Joaquim Clotet deu as boas-vindas aos participantes da estreia do Ciclo de Palestras Evolução: Transversalidades saudando a todos com a expressão "Glória nas alturas", numa referência às palavras escritas por Charles Darwin na abertura da carta dirigida a um de seus mestres, em 5 de setembro de 1831, logo após confirmar sua participação na tripulação do barco HMS Beagle, na condição de naturalista.

Abrindo sua fala, a professora Christiane citou personalidades científicas precursoras de estudos sobre evolucionismo. Um dos mencionados foi do seu conterrâneo Johann Wolfgang von Goethe que, além do histórico talento literário, pesquisava e desenhava diferentes formatos de crânios buscando respostas e traçando comparações, com as quais desejava sustentar a tese da proveniência dos homens a partir dos animais. Ele afirmava que todos os humanos eram formados a partir de um arquétipo, um tipo primitivo, mas não soube definir um ancestral comum. Seu esforço acabou por não receber o crédito necessário de seus contemporâneos, no final do século 18.
"Somente Darwin disse que havia ancestrais comuns aos animais, que evoluíram ao longo dos anos, mostrando que as espécies não eram fruto de uma criação espontânea", disse a pesquisadora. Complementou dizendo que muitos pensaram, mas não falaram ou escreveram a respeito.
No tema específico da investigação distinguida com o Prêmio Nobel, ela usou de recursos gráficos e animações para explicar peculiaridades do zebrafish (peixe de nome científico Danio rerio). Detalhou seu sistema embrionário e as etapas de desenvolvimento. Christiane explicou a formação das células responsáveis pelos pequenos pelos ao longo do corpo do animal, capazes de lhe dar o senso de direção. A espécie é considerada "um vertebrado modelar", por apresentar sistema nervoso central muito similar ao humano.
Detentora, entre outros reconhecimentos, dos títulos de Doutor Honoris Causa pelas universidades de Harvard (EUA), Yale (EUA) e Oxford (Inglaterra), Christiane deixou ótima impressão junto ao público, agradando de aspirantes a doutores.
A estudante do sexto semestre de Biologia pela PUCRS, Bibiana Gatto, avaliou o tema da apresentação como "muito interessante, por tratar de biologia do desenvolvimento e mostrar toda a dedicação de uma pessoa ao mundo acadêmico". Sua amiga Ninive Acosta, graduanda do mesmo curso, porém pela Ulbra, diz adorar anatomia comparada e biologia do desenvolvimento, e que Christiane foi ótima nessa abordagem.

A médica Rosângela Mello, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, foi à palestra pelo grande interesse pessoal no tema da Evolução. "Foi excepcional a oportunidade de ver e ouvir uma pessoa com esse elevado nível de pesquisa", afirmou. Para o professor Jorge Luz, da Faculdade de Medicina da PUCRS, "é uma honra termos uma Prêmio Nobel visitando a Universidade. A qualidade da palestra foi um presente aos corpos docente e discente".
O coordenador do Ciclo de Palestras Evolução: Transversalidades, professor Draiton Gonzaga, fez um balanço desse primeiro evento dizendo que "o sucesso de público mostrou o grande interesse da comunidade acadêmica pela obra de Darwin".

Nenhum comentário: