quinta-feira, março 19, 2009

*Duas atividades serão realizadas na Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) na próxima terça-feira, 24 de março. Às 9h, o comandante Paulo Villas Bôas ministra a palestra "Voando no Reino da Abissínia - A Colocação do Piloto no Mercado Externo". Villas Bôas foi comandante da Varig por muitos anos, voou na Etiópia e retornou ao mercado brasileiro. Hoje atua na Gol Linhas Aéreas. Às 20h, o sócio-fundador da empresa Azul Linhas Aéreas David Neeleman, fala sobre o tema "Azul - Nasce uma Nova Empresa Aérea Brasileira". Ambas ocorrerão no auditório da Faculdade de Arquitetura, no prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca.
*Diplomados na Faculdade de Farmácia da PUCRS vão esclarecer dúvidas sobre a inserção do profissional no mercado de trabalho nos encontros "Conversando com Diplomados". A primeira palestra será nesta quinta-feira, 19 de março, às 19h30min, com a farmacêutica Paula Engroff, que atua no Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade (IGG). A atividade terá como tema "O Papel do Farmacêutico em Laboratório de Pesquisa com Idosos" e será realizada na sala 406 do prédio 12, bloco A, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca.
*Adultos que tenham interesse em realizar alguns dos sacramentos da iniciação cristã como o batismo, crisma ou eucaristia, têm até o dia 8 de abril para se inscrever no projeto "Creio em Ti - Iniciação para os Sacramentos". O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS realiza encontros semanais de preparação, às segundas-feiras, das 12h às 13h, às terças-feiras, das 18h às 19h e quintas-feiras, das 18h20min às 19h20min. Podem participar alunos, professores, técnico-administrativos e diplomados pela Universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página
www.pucrs.br/pastoral/inscr-creio-ti.php
. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4027, ou no endereço citado.
*Problemas como a poluição atmosférica, resultado da emissão de gases poluentes no ar e que causam doenças respiratórias e o efeito estufa são temas de debates frequentes. Já os impactos da poluição luminosa não são tão falados, mas o Laboratório de Astronomia da PUCRS realizará, até 27 de março, palestras teóricas e observações práticas do fenômeno. A atividade é gratuita e ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h, no Laboratório de Astronomia, 6º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A iniciativa é resultado da filiação com o programa Globe at Night, que incentiva a observação nesta data em 110 países. Informações adicionais no site www.globe.gov/globeatnight e no www.pucrs.br/fisica/astronomia. Caso haja chuva ou tempo nublado, apenas a explanação teórica será realizada. Inscrições no site citado, através do link "Agenda Eletrônica".
*A Fundação Irmão José Otão (Fijo) oferece duas especializações voltadas para o desenvolvimento social e a sustentabilidade: "Curso de Especialização em Gestão da Responsabilidade Social" e "Curso de Especialização em Gestão do Terceiro Setor". A especialização em "Gestão da Responsabilidade Social" busca qualificar profissionais para atuação em organizações de primeiro, segundo e terceiro setores. Entre os tópicos abordadas estão a conjuntura sócio-econômica e a realidade social, elaboração de projetos sociais, fundamentos da gestão da responsabilidade social, gestão de pessoas e gestão sustentável. As aulas começam em abril, com encontros quinzenais, nas quintas e sextas-feiras à noite e no sábado pela manhã.
O curso de especialização em "Gestão no Terceiro Setor" pretende capacitar profissionais para a gestão de organizações do Terceiro Setor com ética e espírito crítico e reflexivo. "Comunicação e marketing social", "Empreendedorismo e Inovação Social", "Elaboração de Projetos Sociais", "Esfera Pública e Sociedade Civil" e "Gestão no Terceiro Setor", serão algumas das disciplinas estudadas. O curso tem início em abril e as aulas são quinzenais, nas terças, quartas e quintas-feiras à noite.
Ambos os cursos recebem inscrições até o dia 27 de março, na sede da Fijo, prédio 2 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações também pelos telefones (51) 3205-3107 ou (51) 3205-3100 e no site www.fijo.org.br.
*Atividades para adaptação ao meio aquático e desenvolvimento motor são estimulados no curso "Nadar brincando", promovido pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (Fefid). São oferecidas opções variadas e adaptadas para crianças entre seis meses até dez anos, nas modalidades "Baby" e "Kids", utilizando as piscinas terapêutica, de aprendizagem e olímpica. Para crianças com até três anos, é necessário o acompanhamento dos pais nas piscinas. As aulas serão sempre aos sábados pela manhã, com início no dia 21 de março. As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), de segunda à sexta-feira, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), ou aos sábados, diretamente na Fefid, no prédio 80 (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Informações no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*Pressupostos da responsabilidade civil, ação ou omissão, danos patrimoniais e imateriais, ação de reparação por danos, responsabilidade por ato ou fato de terceiro e responsabilidades contratuais de médicos, dentistas e advogados serão alguns dos temas tratados no curso "Responsabilidade Civil Aplicada". A atividade é promovida pela Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir) e será realizada a partir de 25 de março, com aulas às quartas-feiras à noite.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.

Nenhum comentário: