segunda-feira, março 16, 2009

Jesus no Cinema na Usina do Gasômetro.
*A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) receberá inscrições dos candidatos para o sorteio de seleção de 16 vendedores para comercializar lanches e outros tipos de alimentos na Praça de Alimentação do Baile da Cidade. Comemorativo ao aniversário de Porto Alegre, o evento será realizado no Parque da Redenção, no dia 28.
Os interessados deverão se inscrever quarta-feira, 18, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no setor de Supervisão de Economia Solidária da Smic, localizado na Avenida Osvaldo Aranha, 308, Sala 16, Bairro Bom Fim. No local, estarão disponíveis o regulamento e a ficha de inscrição.
Já o sorteio de classificação será no dia 20, às 10h, no auditório da Smic, na Avenida Osvaldo Aranha, 308. O edital será pulicado amanhã, 12, no Diário Oficial de Porto Alegre. Informações: 3289-4713 e 3289-4712.
Documentação necessária:
• Ficha de Inscrição preenchida e assinada pelo Titular e pelo(s) auxiliar(es).• Original e cópia do documento de identidade e do CPF do Titular e do auxiliar(es).• Original e Cópia do Certificado de participação na palestra sobre higiene de alimentos fornecido pela SMS/Equipe de Vigilância em Alimentos, com data posterior a janeiro de 2005, para o Titular e o auxiliar(es).• Licenciamento da Saúde para Produção Caseira de alimentos, expedido pela CGVS/SMS. • Comprovante de residência na cidade de Porto Alegre (da pessoa ou cônjuge, pai ou mãe, com prova documental).

*O plantão de emergência psiquiátrica do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), localizado na Rua Professor Manuel Lobato, 151, presta mensalmente mais de 1.500 atendimentos. Em cerca de 30% dos casos, é necessário manter o paciente em observação. Além de receber pacientes com patologias psiquiátricas graves, o plantão psiquiátrico recebe diariamente toda a demanda extraordinária de dependentes químicos da Capital, em especial dependentes de crack. Crianças e adolescentes não permanecem no serviço após a consulta: são liberados ou encaminhados imediatamente ao hospital.
A diretora-geral do PACS, Ieda Bataioli, salienta que não se faz internação no PACS. "Apesar das características, o serviço de emergência não é um hospital", informa. Os 14 leitos existentes não são de internação ou de desintoxicação, mas leitos de observação, em que o paciente em situação instável pode permanecer por até 72 horas. Depois, ele é encaminhado para uma vaga hospitalar ou liberado, dependendo da avaliação médica.
Acolhimento - A paciente D.S., moradora da Vila Nova, buscou ajuda no pronto atendimento para superar a dependência química por duas vezes. Mãe de dois filhos e usuária de drogas há dois anos, ela desabafa e fala do desafio de voltar a trabalhar. "É uma destruição usar drogas. Tem que procurar ajuda. O principal agora é o meu tratamento. Tenho muitas habilidades, trabalho com artesanato e sei que, depois que sair dessa, vou melhorar a autoestima e vou vencer", acredita a jovem de 25 anos.
O PACS está subordinado à Coordenação Municipal de Urgência/Emergência, junto com o PA Bom Jesus, o PA Lomba do Pinheiro e o PA Restinga, caracterizando-se por priorizar o atendimento das situações agudas e/ou crônicas agudizadas, e as situações de urgência e emergências médicas, conforme o preconizado pela portaria 2.048 do Ministério da Saúde, que regulamenta os Pronto Atendimentos.

*Estão abertas as inscrições para os Jogos Abertos de Porto Alegre, edição 2009. A competição será disputada nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, futsal e futebol de campo para crianças e adolescentes entre 10 a 18 anos, tanto na categoria masculina como feminina. A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) realiza os jogos desde 1998 e proporciona integração esportiva e cultural entre as diversas comunidades esportivas de Porto Alegre e região metropolitana.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@sme.prefpoa.com.br ou pelo telefone 3289-4866. Mais informações e o regulamento da competição podem ser obtidos no link a seguir: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sme/default.php?p_secao=19

*O Atelier Livre está abrindo editais para artistas que queiram ministrar cursos e ou participar do Festival de Arte Cidade de Porto Alegre 2009. As inscrições para o festival vão até 3 de abril e para a seleção de artistas para ministrarem cursos extras até 27 de março.
Leia Mais

*A Sala P. F. Gastal, na Usina do Gasômetro a partir de amanhã, 17, apresenta a mostra Imaginando o Divino: Jesus no Cinema, promovida pelo Instituto Humanitas da Unisinos. Até domingo, 22, os espectadores poderão ver ou rever títulos clássicos como O Evangelho Segundo São Mateus, de Pier Paolo Pasolini, e Jesus de Montreal, de Denys Arcand.
O destaque será a exibição das primeiras versões cinematográficas da vida de Jesus, realizadas na época do cinema mudo: A Vida e a Paixão de Cristo (A Paixão da Pathé), de Ferdinand Zecca (de 1902), A Vida de Cristo (A Paixão da Gaumont), de Alice Guy (de 1903), e Da Manjedoura à Cruz, de Sidney Olcott (de 1912).
Entre esses títulos, merece atenção o filme da diretora francesa Alice Guy (1873-1968). Tida como a primeira diretora de cinema da história, Guy estreou na direção em 1896 com La Fée aux Chox, que seria, segundo diversos historiadores, anterior às obras de Georges Méliès. Depois de trabalhar para a produtora Gaumont, onde assinou A Vida de Cristo, mudou-se para os Estados Unidos e lá fundou sua companhia produtora. Durante a década de 1910 dirigiu vários filmes. O último deles, Vampire, lançado em 1920, marcou sua despedida do cinema. Alice Guy voltou para a França em 1922, mas não conseguiu retomar sua carreira na direção, permanecendo esquecida até 1953, quando recebe a Legião de Honra da França.
Palestra - O ponto alto da mostra será a palestra do professor Luiz Antônio Vadico (da Universidade Anhembi/Morumbi de São Paulo) na quarta-feira, 18, às 20h. Intitulada “Jesus no Primeiro Cinema: Estética e Narrativa”, a palestra será após a exibição dos médias metragens A Vida e a Paixão de Cristo (A Paixão da Pathé) e A Vida de Cristo (A Paixão da Gaumont).
Até quinta-feira, 19, a mostra Imaginando o Divino: Jesus no Cinema divide horários com a programação do 5º Festival de Verão do Rio Grande do Sul de Cinema Internacional. De sexta a domingo, a mostra ganha os horários das 15h, 17h e 19h. Todas as sessões tem entrada franca.
PROGRAMAÇÃO - Sala P. F. Gastal - 17 a 22 de marçoO Evangelho Segundo São Mateus, Pasolini (França/Itália, 1964, 133 minutos)Jesus de Montreal, Denys Arcand (Canadá, 1989, 118 minutos)A Vida e a Paixão de Cristo (A Paixão da Pathé), F. Zecca (França, 1905, 44 minutos)A Vida de Cristo (A Paixão da Gaumont), Alice Guy (França, 1903, 27 minutos)Da Manjedoura à Cruz, Sidney Olcott (Estados Unidos, 1912, 115 minutos)Terça-feira (17 de março)15h – Vida de Cristo e A Vida e a Paixão de Cristo16h – Passagem da Noite (95’) – Festival de Verão18h30 – Da Manjedoura à Cruz20h30 – Belowars (71’) – Festival de VerãoQuarta-feira (18 de março)15h – Peles Vermelhas, Malandros e um Programa de Rádio (55’) e O Estranho Caso de Bunny Weequod (24’)16h30 – Aquele Querido Mês de Agosto (147’) – Festival de Verão19h – Vida de Cristo (A Paixão da Gaumont) e A Vida e a Paixão de Cristo (A Paixão da Pathé). Após, palestra com Luiz Antônio VadicoQuinta-feira (19 de março) 15h – Vida de Cristo e A Vida e a Paixão de Cristo16h30 – África Sobre o Sena (21’) e Os Combatentes Africanos da Grande Guerra (82’) – Festival de Verão18h30 – Da Manjedoura à Cruz20h30 – Eu, Eu, Eu José Lewgoy (95’) – Festival de VerãoSexta-feira (20 de março)15h – Da Manjedoura à Cruz17h – Vida de Cristo e A Vida e a Paixão de Cristo19h – O Evangelho Segundo São MateusSábado (21 de março) 15h – Da Manjedoura à Cruz17h – Jesus de Montreal19h – O Evangelho Segundo São MateusDomingo (22 de março) 15h – Vida de Cristo e A Vida e a Paixão de Cristo17h – O Evangelho Segundo São Mateus19h – Jesus de Montreal

*Alunos de língua italiana das escolas municipais receberão a doação de livros de literatura italiana. A doação está prevista para abril e parte do deputado italiano Fabio Porta, eleito por brasileiros que residem na América do Sul. Serão 20 kits de livros indicados para alunos de 9 a 14 anos. A biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) receberá um kit, para disponibilizar o material para todas as suas escolas. Mais de mil estudantes serãobeneficiados pela doação.
A Coordenadora de Línguas Estrangeiras na Smed, Joice Galli, salienta que essa doação vem ao encontro de uma perspectiva de políticas públicas da língua estrangeira, contemplando parcerias para a promoção desse ensino na rede. “Esses livros cumprirão um papel muito importante, pois resgatam, através da literatura infanto-juvenil, uma parte da memória e história do nosso país, sobretudo do Rio Grande do Sul”, afirma.Em dezembro, Fabio Porta teve a oportunidade de conversar com alunos, durante uma aula de italiano em visita à escola Larry José Ribeiro Alves. Cláudia do Carmo, assessora do Deputado, afirma que o objetivo é contribuir na propagação do ensino da língua na rede municipal. “Existe uma relação muito forte do Rio Grande do Sul com a Itália, sobretudo pela imigração. É muito importante colaborar, oportunizando aos alunos um maior contato com a cultura italiana”, diz.
O ensino da língua italiana nas escolas municipais começou em 2006, em parceria com a Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul (Acirs). Após a elaboração de um projeto de trabalho, o ensino foi ministrado em oficinas extracurriculares e na formação de professores. Atualmente é oferecido em 12 escolas com uma hora de aula por semana. Há a expectativa de que mais três escolas passem a ensinar italiano no primeiro semestre deste ano.



Nenhum comentário: