quinta-feira, março 19, 2009

*Conceitos de fotografia, como sua história, tipos de câmeras (captação analógica/digital), tipos de filmes e formatos digitais, macrofotografia, uso do tripé e fotografia em microscópio serão abordados no curso "Natureza em Foco - Curso Básico de Fotografia". As aulas têm início no dia 31 de março e acontecem das 19h às 21h30min nas terças, quartas e quintas-feiras, com saídas de campo em dois sábados, 4 e 18 de abril. A promoção é da Faculdade de Biociências da PUCRS (Fabio). A atividade é direcionada para estudantes dos cursos de ciências biológicas e áreas afins. Para participar, é necessário possuir câmera fotográfica analógica ou digital.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
*O Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), do curso de Geografia da PUCRS, agenda visitas gratuitas para alunos do ensino fundamental, de 5a a 8a série, e ensino médio. Os estudantes podem observar, em imagens de satélites, parques e outros pontos da cidade de Porto Alegre. Por meio de um simulador, é possível a conexão com diversos sensores que estão na órbita terrestre. O objetivo é proporcionar aos visitantes noções sobre imagens de satélites geoprocessadas e georreferenciadas e enfatizar o potencial da ciência geográfica na análise do espaço. As visitas ocorrem de quarta a sexta-feira, à tarde. Informações e agendamentos podem ser obtidos, a partir das 14h, pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4192 ou no site www.pucrs.br/ffch/lab-geo.
*Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Mudanças Climáticas e Sequestro de CO2, promovido pela Faculdade de Química da PUCRS. As aulas buscam preparar profissionais para atuar na área, proporcionando sólida e aprofundada formação a respeito das causas e consequências das alterações do clima.
A atividade é voltada para gestores de empresas, pesquisadores, profissionais liberais e de órgãos públicos, com graduação completa. Criado em parceria entre a Universidade e as entidades da sociedade civil Ecoclima e Ecoar, a especialização terá as aulas presenciais realizadas nas sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min, em módulos quinzenais.
Informações complementares e inscrições no site www.pucrs.br/quimica/especializacao/mudancasclimaticas, pelo telefone (51) 3320-3569 e e-mail quimica@pucrs.br.
*A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) promove o curso de "Formação de Gestores em Negócios de Beleza". A atividade, direcionada a empresários ou profissionais interessados na evolução empreendedora de negócios na área de beleza, abordará temas como "Gestão Financeira", "Gestão de Pessoas", "Gestão de Custos e Preço De Venda", "Gestão Ambiental" e "Responsabilidade Empresarial". As aulas têm início em 27 de abril e irão até 10 de agosto.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
*A partir do dia 24 de março quem visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) conhecerá as etapas e repercussões da viagem do Beagle - em que Charles Darwin, então com 22 anos, esteve presente como naturalista, disposto a explorar as localidades visitadas e coletar o maior número possível de espécimes. A exposição (R)Evolução de Darwin terá três andares, e será dividida em "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". O público verá também a réplica do Beagle, na proporção de 1:4, com 9 metros de comprimento e 12 metros de altura (com as velas). A mostra e seus desdobramentos ocuparão praticamente 30% da área de visitação do MCT.
Logo que o passeio começar, o visitante verá o aparelho que simula as condições em que se formaram as primeiras moléculas precursoras da matéria orgânica necessária ao aparecimento da vida na Terra, há cerca de 4 bilhões de anos - reprodução do experimento de Oparin Miller; a árvore filogenética da vida; o que Darwin viu no Brasil, quando conheceu matas baianas e fluminenses à procura de plantas, insetos e animais e que o auxiliaram a criar a sua teoria, suas descobertas em outros locais, como as ilhas Galápagos, e saberão um pouco ainda sobre sua família, trabalho e outras obras. O MCT está reconstruindo também uma réplica do escritório de Darwin, originalmente situado nos arredores de Londres, local em que o cientista estudou e elaborou suas teorias. A exposição ficará no MCT até 30 de dezembro.
A Biblioteca Central Irmão José Otão organizará um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também estará exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies" para consulta.Curiosidades
Ao aportar no Brasil, em 1831, a bordo do HMS Beagle, Darwin escreveu: "É uma visão das mil e uma noites, com a diferença de que é tudo de verdade". A exposição mostrará também como eram os primeiros seres vivos da terra, como surgiram e como a biodiversidade atual surgiu a partir destes pequeníssimos seres.Darwin à imagem e semelhança
A exposição (R)Evolução de Darwin terá detalhes que prometem impressionar os visitantes. A dedicação ao acabamento em cada item levou a equipe do MCT a encomendar ao Dorfman Museum Figures, em Baltimore, Estado de Maryland, nos EUA, a réplica em silicone da cabeça e das mãos de Charles Darwin quando idoso. O estúdio norte-americano é referência internacional nesse trabalho, tendo confeccionado mais de 800 cabeças de personalidades. A amostra mais nova desta semelhança com a realidade poderá ser vista e fotografada no escritório montado para representar a Down House, residência e ambiente de trabalho do naturalista inglês nascido há 200 anos. Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"
Local: Teatro da PUCRS ou auditório do prédio 50 da PUCRS
Período: 18 de março a 27 de outubro
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Profa. Dra. Ana Carolina Regner (Unisinos) - "A origem das espécies" - 28 de abril - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Eduardo Cruz (PUC-SP) - "Evolucionismo e criacionismo" - 26 de maio - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) - "A atualidade da discussão sobre eugenia" - 25 de agosto - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) - "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" - 29 de setembro - Auditório (prédio 5)
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Biodiversidade e evolução" - 27 de outubro - Auditório (prédio 5)Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Jefferson Braga da Silva (PUCRS) - "A evolução da mão" - 6 de maio
Jaderson Costa da Costa (PUCRS) - "A evolução do cérebro" - 3 de junho
Iván Izquierdo (PUCRS) - "A evolução da memória" - 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Walter Filgueira de Azevedo Jr. (PUCRS) - "Evolução molecular e suas implicações na Astrobiologia" - 15 de abril
Francisco M. Salzano (UFRGS) - "Perspectivas em medicina genômica e darwiniana" - 20 de maio
Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Especiação e hibridização" - 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) - "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" - 23 de setembro

Nenhum comentário: