segunda-feira, março 16, 2009

*A preocupação com a utilização de tabaco por crianças e adolescentes motivou acadêmicas de Ciências Biológicas da PUCRS Campus Uruguaiana a realizar uma pesquisa com alunos de escolas públicas da cidade. Foram aplicados questionários anônimos, mediante autorização dos responsáveis, para 872 estudantes, 512 do Ensino Fundamental e 360 do Ensino Médio. Os resultados apontaram que 13,6% dos entrevistados haviam experimentado cigarro. Entre os que fumaram ao menos uma vez na vida, a maior parte das meninas o fez entre 10 e 12 anos e no sexo masculino predominou a faixa etária de 13 a 14 anos. A curiosidade foi apontada como o principal estímulo (82,9%) seguida pela companhia de amigos (75,7%).
As graduandas Laura Bosco e Taiane Escobar destacam que outro fator determinante é a publicidade dirigida aos adolescentes. "Eles estão numa fase de formação de caráter e acelerado desenvolvimento físico, emocional e social, suscetíveis aos apelos de autoafirmação e busca de identidade, encontrados com facilidade nos anúncios e eventos patrocinados por indústrias tabagistas", explica Laura. Taine observa que alunos com baixo desempenho escolar podem vir a experimentar tabaco, por sentirem-se desmotivados, procurando, além de prazer, status e popularidade entre os colegas. A utilização do cigarro pode também afetar o desempenho nos estudos, pois alguns faltam à escola para fazer o uso de cigarros em suas redondezas.
O estudo contribuirá no desenvolvimento de ações preventivas nas escolas e foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde visando ao controle do tabagismo e o uso cada vez mais precoce entre os jovens. O trabalho foi orientado pela professora Maria del Carmen Braccini e também contou com a participação das alunas Vanessa Rodrigues e Thayana da Silva.
*O Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade, promovido pelo Instituto de Geriatria da PUCRS, retoma as atividades na próxima quinta-feira, 19 de março. O tema da primeira palestra do ano, ministrada pelo médico geriatra Newton Luiz Terra, será "Prevenindo a aterosclerose". O encontro tem entrada franca, e ocorrerá às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o dia do encontro pelo telefone (51) 3336-8153.

Nenhum comentário: