segunda-feira, março 16, 2009

*O Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM/HSL/PUCRS), comemora neste mês de março, nove anos de atividades junto à população gaúcha. O primeiro Centro do Estado a prestar atendimento pelo SUS, o COM já atendeu mais de 2 mil pacientes, sendo 1.300 procedimentos bariátricos. Como parte das comemorações, o Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica vai lançar, este ano, um projeto de atenção à obesidade infantil, com avaliação nuricional, aconselhamento psicológico e tratamento para as crianças com sobrepeso ou obesidade.
Nesses nove anos de atuação, o COM oferece atendimento multidisciplinar nas áreas clínica, cirurgia, endocrinologia, anestesia, cardiologia, intensivismo, gastroenterologia/endoscopia, pneumologia, psiquiatria, nefrologia, cirurgia plástica, psicologia, fisioterapia, enfermagem e estrutura administrativa. Este grupo de profissionais realiza avaliação, tratamento clínico, intervenção cirúrgica, acompanhamento multidisciplinar no pós-operatório e colocação de balão intragástrico.
Os especialistas Cláudio Corá Mottin e Diovanne Berleze estão entre os médicos mais admirados do Rio Grande do Sul, de acordo com pesquisa realizada pela revista Análise. Para o levantamento, foram ouvidas 1553 autoridades da área médica brasileira. Este é o segundo ano consecutivo em que o cirurgião Cláudio Mottin, diretor técnico e coordenador cirúrgico do COM, recebe este destaque. A novidade este ano é o cardiologista Diovanne Berleze, que coordena a equipe de cuidados perioperatórios do COM.

Histórico
As atividades do COM iniciaram em 2000, e desde, então, tornou-se referência no país o que ocorre pelos seus resultados e pela estrutura multidisciplinar oferecida na área da saúde abrangendo tecnologia e qualidade dos serviços bem como na área científica já que muitos de seus membros têm vários trabalhos publicados em revistas internacionais especializadas. Tendo a frente o cirurgião Cláudio Corá Mottin e o psiquiatra Cesar Luis Brito, médicos do Hospital São Lucas da PUCRS e professores da Faculdade de Medicina.
Em 2008 passou a agregar a área metabólica e cirurgia do diabetes tipo 2 ao seu nome, passando a ser chamado de Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica – Clínica e Cirúrgica do Hospital São Lucas da PUCRS. Neste mesmo ano, também iniciou as primeiras cirurgias do diabetes no Estado, com aprovação pelo Comitê de Ética do HSL/PUCRS. A inovação está beneficiando além de pacientes obesos mórbidos também os de obesidade leve. A operação consiste na separação do estomago em duas partes e um desvio do intestino que gera remissão ou melhora do quadro clínico em cerca de 90% dos casos.
Estrutura
Atualmente realiza, em média, 400 atendimentos mensais distribuídos em duas clínicas e num ambulatório todos dentro do Complexo HSL/PUCRS e Centro Clínico da PUCRS. O COM está interligado ao Hospital São Lucas da PUCRS, o que proporciona aos pacientes infra-estrutura e interação com as demais áreas, acessibilidade, conforto e segurança. Os pacientes têm a sua disposição serviços de ponta através do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório do Sono, Serviço de Ecografia e Desintometria Óssea, além do Centro de Prevenção e Reabilitação e Centro de Educação Física da PUCRS.

Nenhum comentário: