sábado, março 21, 2009

*O seminário "O Estado da Crítica" discute o jornalismo cultural na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro. Os debates serão na próxima semana, entre os dias 24 e 28, e o ciclo de filmes se estende até 5 de abril. O evento faz parte da 50ª Semana de Porto Alegre.
A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, promovem o seminário, que discutirá a relação de quem cria e quem critica nas cinco grandes áreas da cultura e das artes: cinema, literatura, artes plásticas, artes cênicas e música.
Na noite de abertura, dedicada ao cinema, será apresentado às 19h o documentário "Crítico", de Kleber Mendonça Filho. Exibido no ano passado no Festival de Gramado, o filme reúne entrevistas com cineastas e críticos de cinema de várias nacionalidades, colhidas ao longo de um década pelo diretor, que é crítico de cinema do Jornal do Comércio de Recife, além de cineasta premiado internacionalmente por curtas como Vinil Verde e Eletrodoméstica.
Após a sessão, acontece o debate, com a participação de Beto Souza, Milton do Prado, Daniel Feix e Ivonete Pinto (a mediação será de Marcus Mello). A programação tem seguimento com os debates dedicados às áreas da literatura (quarta-feira, dia 25, às 19 horas), artes plásticas (quinta-feira, dia 26, às 19 horas), artes cênicas (sexta-feira, dia 27, às 19 horas) e música (sábado, dia 28, às 17 horas). Internet - O seminário buscará ir além da mera constatação da falta de espaço na imprensa, propondo questões como: O artista/realizador/escritor é receptivo à crítica negativa e positiva? O crítico consegue ser imparcial mesmo quando o criticado mora na mesma cidade, e eventualmente é seu amigo? A crítica exercida na Internet tem mais ou menos poder de fogo que a do jornal? O crescimento do número de espaços de crítica na Internet impacta o mercado das artes e da cultura? Somos um Estado provinciano quanto à crítica? Como a crítica recebe críticas?Além dos debates, o evento "O Estado da Crítica" inclui uma mostra de filmes dirigidos por críticos ou ex-críticos de cinema, que se estende até o dia 5 de abril, também na Sala P. F. Gastal.
Confira a programação.

Nenhum comentário: