terça-feira, maio 19, 2009


*A campanha de vacinação contra a gripe foi novamente prorrogada pelo Ministério da Saúde, agora até o dia 29. Todos os postos da Capital estenderão o prazo de vacinação para buscar atingir a meta de imunizar 163.920 pessoas acima de 60 anos, 80% da população estimada de idosos em Porto Alegre. Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou 98.637 idosos, que representa 48,14% do número de idosos da Capital.
Além de proteger contra a gripe, a vacina reduz em 70% as internações por pneumonias e outras complicações causadas pelo vírus Influenza. Em casos de pneumonias, diminui em 80% a mortalidade.
Influenza - A gripe causada pelo Influenza sofre modificações freqüentes. Por isso, mesmo as pessoas que foram vacinadas em anos anteriores devem fazê-lo novamente, pois a vacina requer uma dose anual. A cada ano é elaborada uma formulação específica em função da circulação do vírus no meio ambiente. O Influenza é acompanhado pelo serviço de vigilância da Organização Mundial de Saúde e as vacinas são preparadas com base neste estudo.
O vírus provoca infecções no sistema respiratório. Se dissemina rapidamente, sendo responsável por elevado índice de doenças e até morte em grupos de maior vulnerabilidade. Uma gripe contagiosa pode apresentar-se desde uma maneira mais leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas.

Nenhum comentário: